Professora Rebeca de Santana
Atividades de Tecnologia 9 º Anos A, B, D, F.
Atividades Programadas para 1 aula
Atividade deve ser entregue até o dia 29-05-2020.
Nuvem de palavras, word cloud ou tag cloud são vários termos utilizados para um tipo de visualização, assim como os grafos, bem própria da era digital, que democratizou uma série de ferramentas e capacidades analíticas para a pessoa comum. “Brincar com dados” é hoje uma atividade cultural tão fácil quanto qualquer outra na internet e, no caso das nuvens de palavras, algo que pode ser feito imediatamente através de sites como Wordle.
Apesar desta simplicidade de utilização, as nuvens de palavras e nuvens de tags escondem minúcias e fatos interessantes por trás de seu uso corriqueiro no nosso mercado de análise e apresentação de dados. Então, vamos lá: o que se esconde por trás de uma nuvem de palavras?
Nuvens de palavras: como funcionam?
Em uma visualização do tipo, cada palavra tem seu tamanho regido pela relevância em determinado corpus de texto. Geralmente se trata de contagem simples das ocorrências de determinada palavra no texto. Uma palavra citada 276 vezes vai ter um tamanho proporcionalmente maior do que uma palavra citada 154 vezes. Ao lado, por exemplo, uma nuvem de palavras
criada a partir da música “Aladdin Sane” do David Bowie.
O que fazer com nuvens de palavras?
O grande motivador da popularidade das nuvens de palavras para o público geral foi sua utilização desenfreada como recurso navegacional em blogs durante os anos 2000. Adicionar uma nuvem de
palavras com as principais categorias ou tags do blog no sidebar era praticamente obrigatório durante um período. Eu enfatizaria o seu poder em três pilares:
Recurso Navegacional: então, o modo pelo qual podemos clicar em palavras ou tags para irmos direto a textos relativos a estas categorias e/ou com as determinadas palavras possui simplicidade intuitiva. O digital permite criar índices onomásticos de qualquer volume de textos e, considerando a pouca atenção e tempo que temos, a nuvem de palavras com a quantificação visual linkada é eficaz.
Método Heurístico de Análise: uma palavra repetida várias vezes o é por algum motivo. Nuvens de palavras são, então, um método heurístico de análise. Por si só não vão resolver um problema ou responder a uma questão de pesquisa, mas apontam caminhos para o quê se observar
em um texto ou, mais importante ainda, em um grupo de textos. Os aplicativos que fazem nuvem de palavras via Twitter são reveladores por causa disto. Afinal de contas, um #trendingtopic no Twitter tem a mesma raiz de apontamento de relevância que uma nuvem de palavras.
Apresentação e Visualização de Dados: apresentar, de forma hiper resumida, um dado sobre texto(s) ou conversações através de nuvem de palavras tornou-se padrão. Clientes hoje pedem o recurso pois podem vislumbrar imediatamente os termos mais comuns.
Word Cloud, Tag Cloud, Nuvem de Palavras ou Nuvem de Tags?
A rigor, são utilizados de forma intercambiável, mas recomendo usar o termo tag cloud / nuvem de tags para visualizações que tratam de palavras bem definidas enquanto “tags” mesmo. Ou seja, marcações mais gerais, relacionadas a um sistema de classificação ou identificação criado pelos
emissores (por exemplo, o uso de #hashtags) ou criado pelo analista (por exemplo, categorias de um monitoramento). Por outro lado, nuvens de palavras ou word clouds são termos para a visualização quantificada do número de ocorrência das palavras (ao invés das “categorias” ou “marcadores” no caso de tags).
Nuvens de palavras representam um novo tipo de visualização.
Em seu clássico artigo “What is Visualization”, Lev Manovich explica que
visualização de dados, historicamente, sempre envolveu a redução. Ao invés
de mostrarmos uma lista com cinco mil respostas a uma survey, transformamos
essa lista em um gráfico como um histograma, mostrando a distribuição das
respostas. Ou seja, uma redução. Esta redução envolve transformar um dado
em outro formato visual: o volume de respostas a cada pergunta, por exemplo,
se é traduzido/reduzido em tamanho de colunas.
Mas quando falamos de texto e de nuvens de palavras, estamos falando de
uma visualização direta. Utilizamos o mesmo objeto medido (palavras) para
representar as relações entre o que estamos medindo (palavras!). Este tipo de
visualização direta tem ocorrências muito mais elaboradas como o Cinema
Redux, mas as nuvens de palavras são de longe a mais conhecida. Para
ilustrar, imagine que as diferenças entre as visualizações das frequências das
palavras mais comuns no início deste post:
Nuvens de palavras? Realmente simples?
Quando falamos de nuvens de palavras (e quando vejo alguns relatórios infográficos por aí…), parece que a montagem de uma nuvem é algo tão simples quanto abrir a ferramenta, apertar ctrl+c e ctrl+v.
Atividade: Pesquisar na internet como se cria uma nuvem de palavras.
A atividade deve ser entregue no seguinte e-mail:
rebecasantanaaraujo7@gmail.com
Ao enviar a atividade para que ela seja corrigida coloque no título do e-mail
“Atividade online”
No corpo do e-mail coloque o seu nome completo e a turma.
Para sanar dúvidas mande um e-mail com o título “Duvidas Referente
Atividades online” no corpo do e-mail coloque seu nome e turma e sua dúvida.
OBS: Lembrem-se que estamos afastados e não de férias, por isso devemos
nos manter o máximo possível dentro de nossas casas para que possamos
ajudar a combater esta epidemia.
Abraços a todos.
Professora Rebeca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário