terça-feira, 26 de maio de 2020

AULA SEMANAL - FATO OU OPINIÃO 26/05 A 29/05/2020

Olá pessoal,
Nesta aula vamos aprofundar o conhecimento sobre fato ou opinião.

FATO OU OPINIÃO
Fato é algo que realmente aconteceu, uma verdade absoluta. Ex: Nasceu o segundo filho do príncipe Willians.
Opinião é o que achamos, sem ter certeza se é verdadeiro ou não. É uma maneira de ver um fato. Ex: Acho que o segundo filho vai ser uma menina.

A aula expositiva no Centro de Mídias aconteceu no dia 14/05/2020.
Dá uma checada no link que eu anexei e vamos dar sequência.
Você encontra esta aula no caderno do aluno 1º bimestre, página 90 e 91 - Língua Portuguesa

Coloquei na versão PDF o caderno do aluno e versão word para você fazer o exercício separado e anexar aqui.

Dúvidas me chama no grupo do whatsapp ou direto pelo Centro de Mídias.

Bons estudos!

Abraços virtuais
Prô Mari

Link de Aprofundamento:
Centro de Mídias - Fato ou opinião


AULA SEMANAL 26/05 A 29/05

FATO OU OPINIÃO
Fato é algo que realmente aconteceu, uma verdade absoluta. Ex: Nasceu o segundo filho do príncipe Willians.
Opinião é o que achamos, sem ter certeza se é verdadeiro ou não. É uma maneira de ver um fato. Ex: Acho que o segundo filho vai ser uma menina.

Exercícios das páginas 90 e 91 do caderno do aluno 1º bimestre de Língua Portuguesa, siga a sequência e as informações.

a) Como percebemos, muitos fatos acontecem todos os dias e somos bombardeados por informações de todos os lados. Ficar bem informado, então, envolve reconhecer os elementos objetivos de cada informação e, dessa forma, é importante pesquisar a informação em diferentes textos para separar os fatos das opiniões.

1- Pesquise, na mídia digital, duas notícias que abordem o mesmo tema.
2- O tema selecionado será de sua escolha. Priorize um tema atual.
3- Preencha o quadro a seguir, indicando as informações solicitadas.



Texto1
Texto 2
Título


O que aconteceu?


Onde aconteceu o fato?


Com quem?


Como?


Por quê?


Quem são os envolvidos?


Quando?


Fonte




b) Depois de analisar o quadro anterior, escreva a sua própria notícia para a página ou blog da escola. Antes de publicar, precisamos revisá-la.
Siga o roteiro a seguir, identifique a notícia, contemple os elementos necessários e analise se está apta a ser publicada.

REVISÃO DA NOTÍCIA
Quadro de avaliação da notícia
Analise a notícia e identifique:
Manchete ou título

O que aconteceu?

Onde aconteceu o fato?

Com quem?

Como?

Por quê?

Quem são os envolvidos?

Quando?

A linguagem é adequada?


Após a revisão, escreva a versão final da notícia que será publicada no classroom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário