Nesta aula vamos aprofundar o conhecimento sobre fato ou opinião.
FATO OU OPINIÃO
Fato é algo que realmente aconteceu, uma verdade absoluta. Ex: Nasceu o segundo filho do príncipe Willians.
Opinião é o que achamos, sem ter certeza se é verdadeiro ou não. É uma maneira de ver um fato. Ex: Acho que o segundo filho vai ser uma menina.
A aula expositiva no Centro de Mídias aconteceu no dia 14/05/2020.
Dá uma checada no link que eu anexei e vamos dar sequência.
Você encontra esta aula no caderno do aluno 1º bimestre, página 90 e 91 - Língua Portuguesa
Coloquei na versão PDF o caderno do aluno e versão word para você fazer o exercício separado e anexar aqui.
Dúvidas me chama no grupo do whatsapp ou direto pelo Centro de Mídias.
Bons estudos!
Abraços virtuais
Prô Mari
Link de Aprofundamento:
Centro de Mídias - Fato ou opinião
AULA
SEMANAL 26/05 A 29/05
FATO
OU OPINIÃO
Fato é
algo que realmente aconteceu, uma verdade absoluta. Ex: Nasceu o segundo filho
do príncipe Willians.
Opinião é o
que achamos, sem ter certeza se é verdadeiro ou não. É uma maneira de ver um
fato. Ex: Acho que o segundo filho vai ser uma menina.
Exercícios das páginas 90 e 91 do caderno do aluno 1º bimestre de Língua Portuguesa, siga
a sequência e as informações.
a) Como percebemos,
muitos fatos acontecem todos os dias e somos bombardeados por informações de
todos os lados. Ficar bem informado, então, envolve reconhecer os elementos objetivos
de cada informação e, dessa forma, é importante pesquisar a informação em
diferentes textos para separar os fatos das opiniões.
1- Pesquise, na mídia
digital, duas notícias que abordem o mesmo tema.
2- O tema selecionado
será de sua escolha. Priorize um tema atual.
3- Preencha o quadro
a seguir, indicando as informações solicitadas.
|
Texto1
|
Texto 2
|
Título
|
|
|
O que aconteceu?
|
|
|
Onde aconteceu o fato?
|
|
|
Com quem?
|
|
|
Como?
|
|
|
Por quê?
|
|
|
Quem são os envolvidos?
|
|
|
Quando?
|
|
|
Fonte
|
|
|
b) Depois de analisar o
quadro anterior, escreva a sua própria notícia para a página ou blog da escola.
Antes de publicar, precisamos revisá-la.
Siga o roteiro a seguir,
identifique a notícia, contemple os elementos necessários e analise se está
apta a ser publicada.
REVISÃO
DA NOTÍCIA
Quadro de avaliação da notícia
Analise a notícia e identifique:
|
|
Manchete ou título
|
|
O que aconteceu?
|
|
Onde aconteceu o fato?
|
|
Com quem?
|
|
Como?
|
|
Por quê?
|
|
Quem são os envolvidos?
|
|
Quando?
|
|
A linguagem é adequada?
|
|
Após a revisão, escreva a versão final
da notícia que será publicada no classroom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário