terça-feira, 12 de maio de 2020

Roteiro de estudo 12/05/2020 – Disciplina Código e Linguagens


EE Deputado José Storópoli
Roteiro de estudo 12/05/2020 – Disciplina Código e Linguagens
Professora: Marinalva
Série/Turma: 1º Ano A


Atividade 1 - 12/05/2020

Produção textual

Tema: O impacto da internet para os veículos de comunicação

Objeto de aprendizagem: Texto dissertativo-argumentativo
1-Planejamento
2-Elaboração e revisão de estratégias de argumentação
3-Emprego de mecanismos coesivos para amarração textual
4-Modalização discursiva
5-Revisão textual

Área do conhecimento: Redação

Competência 1- Foco: Leitura e compreensão de textos
Adquirir conjunto de técnicas de escrita, ampliar a capacidade de formular texto dissertativo e adquirir competência para argumentar. Compreende ainda a capacidade de produzir sentido por meio de produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação.

Competência 2 - Foco: Análise e reflexão linguística
Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos.

Habilidade: Planejar a escrita de um texto, considerando um tema, o gênero e o destinatário. Aprender a produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero proposto. Criar estratégias argumentativas adequadas ao tipo de texto produzido. Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados em textos de diversos gêneros. Utilizar elementos formais necessários à continuidade, progressão temática e articulação de texto. Utilizar os conectivos como estratégia argumentativa. Relacionar tempos, modos, vozes, aspectos verbais, observando suas implicações na construção textual. Revisar os textos produzidos usando estratégias que garantam qualidade. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção. Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso de acentuação. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões irregulares, na produção de textos diversos. Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e adequado da pontuação, que contribuem para a coerência e coesão do texto. Compreender a importância da pontuação para a entonação, ritmo e ênfase de algumas frases no texto, tornando-o mais claro e preciso.
Reconhecer as várias formas de uso da vírgula, considerando-a como fator central para a coesão e a coerência textual. Interferir, em textos de diversos gêneros, as regras que justificam a mudança de parágrafos. Compreender que uma mesma palavra pode assumir diferentes sentidos, dependendo do contexto em que foi usada. Entender que o sentido correto de uma palavra só pode ser definido se ela for analisada do seu contexto de uso.

Estrutura:
Normas e técnicas de redações do ENEM
Texto digitalizado com as normas da ABNT
Para a correção imediata enviar o digitalizado no editor de texto.
Transferir no caderno com escrita de próprio punho, para treinar a grafia.

Atividade 2 – 12/05/2020
Questões de conhecimentos gerais pertinentes a disciplina de código e linguagens
Aprofundamento sobre a comunicação eficiente e eficaz

Área do conhecimento: Conhecimentos gerais sobre comunicação, seus meios e profissões.

Objeto de aprendizagem: Ampliar conhecimento sobre a importância da aprendizagem da disciplina de código e linguagens, através da comunicação eficiente e eficaz. Ampliar conhecimento sobre veículos de comunicação, mídias e mídias digitais, bem como profissões pertinentes ao contexto.

Competência: Treinar o educando para uma comunicação eficiente e eficaz através da escrita, visual, sonora e digital, visando agregar conhecimentos para sua vida acadêmica, profissional e social. Partilhar e expressar informações, ideias e sentimentos através de conhecimentos de código de linguagens com a finalidade de entendimento das diversas modalidades dos meios de comunicação existentes.

Habilidade: Conhecer e praticar diversos gêneros textuais, treinar pronúncias, entonação de voz, apresentações digitais, videoconferências, conhecer e apreciar diversos tipos de mídias, mídias digitais, veículos de comunicação e outros meios impressos e digitais.

Responda as questões
  1.   O que é comunicação e para que serve?
  2. O que é emissor e receptor?
  3. Como ocorre um processo de comunicação para que ele seja realmente eficaz?
  4. O que significa erro de comunicação?
  5. O que a falha de comunicação pode causar?
  6. Na sua visão, o que são veículos de comunicação?
  7. O que são mídias?
  8. O que são mídias digitais?
  9.  Qual sua opinião das mídias digitais na educação?
  10. Identifique mídias digitais na educação atual?
  11. Na sua visão o que seria educar para a mídia?
  12. Qual o processo correto de uma comunicação adequada na educação?

Profissões na área de comunicação
  1. Você conhece profissões na área de comunicação? Exemplifique.
  2.  Você conhece profissões na área de comunicação digital? Exemplifique.
  3. Você consegue identificar e explicar a importância do seu aprendizado na disciplina de código e linguagens? Dê exemplos?
  4. Como você imagina aplicar conhecimentos adquiridos na disciplina de código e linguagens em sua vida pessoal, profissional e social?

Atividade postada na Sala de aula do Google, para quem ainda não acessou e não tem o código, segue informações.

Língua Portuguesa

Turma 1º Ano A
Código da turma
ldf5c7g



Entregar na próxima aula, quinta-feira 14/05/2020.
Daremos continuidade em novas atividades, fiquem atentos!

Bons estudos!
#ficabem
#cuidese

Nenhum comentário:

Postar um comentário