EE
Deputado José Storópoli
Roteiro
de estudo 12/05/2020 – Disciplina Código e Linguagens
Professora: Marinalva
Série/Turma: 1º Ano A
Atividade
1 - 12/05/2020
Produção
textual
Tema:
O impacto da internet para os veículos de comunicação
Objeto
de aprendizagem: Texto dissertativo-argumentativo
1-Planejamento
2-Elaboração e revisão de
estratégias de argumentação
3-Emprego de mecanismos
coesivos para amarração textual
4-Modalização discursiva
5-Revisão textual
Área
do conhecimento: Redação
Competência
1- Foco: Leitura e compreensão de textos
Adquirir conjunto de técnicas
de escrita, ampliar a capacidade de formular texto dissertativo e adquirir competência
para argumentar. Compreende ainda a capacidade de produzir sentido por meio de
produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando
diferentes situações de comunicação.
Competência
2 - Foco: Análise e reflexão linguística
Aplicar os conhecimentos
gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de
textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos,
morfológicos e fonéticos.
Habilidade:
Planejar
a escrita de um texto, considerando um tema, o gênero e o destinatário.
Aprender a produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero
proposto. Criar estratégias argumentativas adequadas ao tipo de texto
produzido. Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados
em textos de diversos gêneros. Utilizar elementos formais necessários à
continuidade, progressão temática e articulação de texto. Utilizar os
conectivos como estratégia argumentativa. Relacionar tempos, modos, vozes,
aspectos verbais, observando suas implicações na construção textual. Revisar os
textos produzidos usando estratégias que garantam qualidade. Empregar formas
ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção.
Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso de acentuação.
Empregar formas ortográficas resultantes de padrões irregulares, na produção de
textos diversos. Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e
adequado da pontuação, que contribuem para a coerência e coesão do texto.
Compreender a importância da pontuação para a entonação, ritmo e ênfase de
algumas frases no texto, tornando-o mais claro e preciso.
Reconhecer as várias formas
de uso da vírgula, considerando-a como fator central para a coesão e a
coerência textual. Interferir, em textos de diversos gêneros, as regras que
justificam a mudança de parágrafos. Compreender que uma mesma palavra pode assumir
diferentes sentidos, dependendo do contexto em que foi usada. Entender que o
sentido correto de uma palavra só pode ser definido se ela for analisada do seu
contexto de uso.
Estrutura:
Normas e técnicas de
redações do ENEM
Texto digitalizado
com as normas da ABNT
Para a correção
imediata enviar o digitalizado no editor de texto.
Transferir no caderno
com escrita de próprio punho, para treinar a grafia.
Atividade
2 – 12/05/2020
Questões
de conhecimentos gerais pertinentes a disciplina de código e linguagens
Aprofundamento
sobre a comunicação eficiente e eficaz
Área
do conhecimento: Conhecimentos gerais sobre comunicação, seus
meios e profissões.
Objeto
de aprendizagem: Ampliar conhecimento sobre a importância da
aprendizagem da disciplina de código e linguagens, através da comunicação eficiente
e eficaz. Ampliar conhecimento sobre veículos de comunicação, mídias e mídias
digitais, bem como profissões pertinentes ao contexto.
Competência:
Treinar o educando para uma comunicação eficiente e eficaz através da escrita,
visual, sonora e digital, visando agregar conhecimentos para sua vida
acadêmica, profissional e social. Partilhar e expressar informações, ideias e
sentimentos através de conhecimentos de código de linguagens com a finalidade
de entendimento das diversas modalidades dos meios de comunicação existentes.
Habilidade: Conhecer
e praticar diversos gêneros textuais, treinar pronúncias, entonação de voz, apresentações
digitais, videoconferências, conhecer e apreciar diversos tipos de mídias,
mídias digitais, veículos de comunicação e outros meios impressos e digitais.
Responda
as questões
- O que é comunicação e para que serve?
- O que é emissor e receptor?
- Como ocorre um processo de comunicação para que ele seja realmente eficaz?
- O que significa erro de comunicação?
- O que a falha de comunicação pode causar?
- Na sua visão, o que são veículos de comunicação?
- O que são mídias?
- O que são mídias digitais?
- Qual sua opinião das mídias digitais na educação?
- Identifique mídias digitais na educação atual?
- Na sua visão o que seria educar para a mídia?
- Qual o processo correto de uma comunicação adequada na educação?
Profissões na área de comunicação
- Você conhece profissões na área de comunicação? Exemplifique.
- Você conhece profissões na área de comunicação digital? Exemplifique.
- Você consegue identificar e explicar a importância do seu aprendizado na disciplina de código e linguagens? Dê exemplos?
- Como você imagina aplicar conhecimentos adquiridos na disciplina de código e linguagens em sua vida pessoal, profissional e social?
Atividade postada na Sala de aula do Google, para quem ainda não acessou e não tem o código, segue informações.
Língua Portuguesa
Código da turma
ldf5c7g
Entregar na próxima aula, quinta-feira 14/05/2020.
Daremos continuidade em novas atividades, fiquem atentos!
Bons estudos!
#ficabem
#cuidese
Nenhum comentário:
Postar um comentário