A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E A CARTA DOS DIREITOS HUMANOS ( aula centro de mídias 01/07/20)
O ENTRE GUERRAS E O SEGUNDO CONFLITO MUNDIAL
Crise de 1929
- Fim da 1º Guerra Mundial: Estados Unidos surge como nova potência mundial
- Motivos: Concedeu diversos empréstimos aos países em guerra, com juros altíssimos.
-Empresas: Surgiram a cada dia mais ricas e poderosas com suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York.
- Começou a grande quantidade produtiva (superprodução)
- Teve início uma euforia financeira: a sociedade era incapaz de consumir grande produção industrial.
- Europa : deixou de importar gêneros manufaturados dos Estados Unidos.
- Ações: são papéis que representam parcelas do capital das empresas.
- A quebra da Bolsa de Valores, motivos: Não existia compradores para as ações,queda dos preços das ações,empresas faliram,milhões de pessoas desempregadas.
- A crise ficou conhecida como Grande Depressão ( 1929-1933)
- A União Soviética ficou de fora da , os demais países foram abalados pela crise. A Alemanha e a Alemanha foram os mais atingidos.
Ema 1932 nova eleições nos Estados Unidos: vence o Partido Democrata ( Franklin Delano Roosevelt).
- Rooselvet lançou o New Deal ( Novo Acordo),uma nova forma de gerenciar a economia. Entre suas principais medidas estava:
- o investimento em maciço em obras públicas, investiu 4 bilhões de dólares na construção de usinas hidrelétricas, barragens,pontes,hospitais,escolas,aeroportos,etc.Tais obras geraram milhões de empregos;
- Destruição de estoques agrícolas como o algodão,trigo e milho, a fim de conter a queda dos preços;
- O controle sobre os preços e a produção para evitar a superprodução na agricultura e na indústria;
- Política de proteção aos trabalhadores :a diminuição da jornada de trabalho com o objetivo de abrir novos postos de trabalho, criou o seguro desemprego,fixou-se o salário mínimo.
- Plano de Emergência: criou bancos de investimentos para financiar a produção agrícola industrial.
- No resto do mundo, os efeitos da Grande Depressão levaram milhões de pessoas ficar sem trabalho e sem esperança. Essa situação favoreceu o surgimento de políticos e partidos autoritários que acusavam as democracias liberais de serem incapazes de resolver os problemas da população. Para esses,a solução era um governo forte, dirigido por um líder único que fosse uma espécie de "salvador da pátria".
Enquanto isso......
Tratado de Versalhes 1919, que a Alemanha é obrigada a ceder territórios (devolver a região da Alsácia Lorena para a França), pagar indenizações cerca de 33 bilhões de dólares!
Poe esse tratado, a Alemanha foi proibida de ter aviação militar,canhões pesados e submarinos.
Nascem os Regimes Autoritários e Totalitários
Nazismo (1919-1933) Adolf Hitler lutando pelo expansionismo alemão. Hitler utilizava de espetáculos ,desfiles, com´cios, jornais, radio, cinema para mobilizar a população.
Hitler culpava as democracias liberais pela derrota da Alemanha na guerra e pelas condições humilhantes impostas ao país pelo Tratado de Versalhes.E por meio de um nacionalismo extremado,expressava seu ódio ás democracias,aos judeus e aos comunistas. Com esse discurso Hitler tornou-se ,em pouco tempo, o líder absoluto dos nazistas.
Pontos positivos do nazismo: elimina o desemprego, gera o rápido desenvolvimento industrial.
Pontos negativo do nazismo: dissolve os sindicatos,cassa o direito de greve,fecha jornais de oposição , e estabelece a censura.
Derrotado Hitler suicida-se.
Fascismo (1919-1943): Benito Mussoline (Itálália) . Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Itália amargava grandes perdas materiais e humanas e devia somas elevadas aos banqueiros norte-americanos e ingleses. Desemprego,já alto,aumentou ainda mais com a volta para casa de 2 milhões de soldados;além disso,muitos italianos reclamavam de seu país não ter ganho territórios.
Benito Mussolini também lutando pelo expansionismo utilizava de uma esquadra composta com mais de 10 mil camisas negras, eleições fraudulentas,prisões e torturas.
Pontos positivos do fascismo : modernização da economia e diminuição do desemprego.
Pontos negativos: acabou com a liberdade civil e política, limitou o direito dos empresários.
Bases: totalitarismo,nacionalismo,autoritarismo,militarismo,anticomunismo, antissemitismo (Hitler afirmava que a raça ariana era superior às outras, as melhores espécies da humanidade).
grandes conflitos e acontecimentos terríveis durante a Segunda Guerra Mundial. As consequências drásticas se estenderam por décadas. Embora haja muita história para contar, hoje você vai descobrir quais foram os principais fatos que marcaram esse período.
Continue a leitura, saiba tudo sobre a Segunda Guerra Mundial e descubra por que a humanidade precisa fazer todos os esforços necessários para que isso não se repita. Sem contar que é um assunto que quase sempre está presente no Enem e outros vestibulares.
Foi um conflito que aconteceu entre 1939 e 1945. Seu objetivo era combater governos autoritários e militaristas que surgiram em alguns países e ameaçavam se expandir por meio de guerras e invasões.
Causas da Segunda Guerra Mundial
Historiadores entendem que esse conflito foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. Eles destacam que o Tratado de Versalhes, assinado ao final do primeiro conflito, exigiu da Alemanha o pagamento de impostos rígidos e altos.
O pagamento dessas taxas afetou a economia alemã. A elevação exagerada da inflação prejudicou a qualidade de vida da população. Essas condições criaram fatores essenciais para o surgimento do governo nacionalista de Hitler.
Fator que deu início à Segunda Guerra Mundial
O conflito se iniciou em setembro de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia, sob o comando de Adolf Hitler. França e Inglaterra se posicionaram contra o governo da Alemanha e declararam guerra ao país.
O conflito dividiu o mundo em dois grupos: O Eixo composto pelos países da Alemanha, Itália e Japão e os Aliados eram a Inglaterra, União Soviética (URSS), França e Estados Unidos. Outros países se envolveram na guerra, porém, sempre sob o comando dessas forças principais.
Fases da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases:
As vitórias do Eixo (1939-1941): nesse período, o grupo conseguiu conquistar o norte da França, a Polônia, Ucrânia, Iugoslávia, Noruega e o norte da África;
O equilíbrio das forças (1941-1943): após o bombardeio a Pearl Harbor, os americanos passaram a lutar junto aos aliados. Isso promoveu um equilíbrio entre as forças, a princípio, e depois reverteu a situação da guerra;
A vitória dos Aliados (1943-1945): o Eixo entrou em uma fase de sucessivas derrotas, que levou à vitória dos Aliados e à assinatura da rendição.
Conflitos da Segunda Guerra Mundial
Não existe uma única batalha decisiva na Segunda Guerra Mundial. No entanto, algumas delas foram importantes porque deram origem a eventos decisivos. Alguns exemplos são:
Invasão da Polônia por Hitler, em setembro de 1939: deu início à guerra;
Campanha da França (1940): o Eixo conseguiu vencer o Reino Unido, Polônia, Bélgica e Países Baixos;
Ataque do Japão à base americana de Pearl Harbor: provocou a união dos Estados Unidos com os Aliados;
Cerco a Leningrado (1941 a 1944): forças do Eixo tentaram vencer a Rússia, mas não tiveram sucesso;
Invasão da Normandia (1944): também conhecida como Dia D, marcou uma importante reação dos Aliados contra o Eixo;
Batalha de Stalingrado (1942 a 1945): forças do Eixo tentaram derrotar a Rússia, mas foram vencidas pelo inverno russo.
Principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial
O período foi marcado por acontecimentos terríveis, que são lembrados até hoje como exemplos que não devem se repetir.
Antissemitismo
Hitler afirmava que a raça ariana era superior às outras, as melhores espécies da humanidade. Por outro lado, classificava os judeus, deficientes, negros, homossexuais como seres inferiores e os responsabilizava pelos fracassos do país no período seguinte à Primeira Guerra.
Desde o começo de seu governo, implementou medidas que discriminavam os judeus na Alemanha. Em 1935, mesmo antes da guerra, assinou a Lei de Nuremberg, que segregava esse povo e os proibia de trabalhar em agências governamentais, serem atendidos em hospitais, obter cidadania alemã, entre outras formas de opressão.
Com a conquista de outros territórios, a perseguição se espalhou pela Europa.
Campos de concentração
Eram locais para onde o governo nazista enviava judeus, inimigos políticos e doentes mentais. Lá, as pessoas eram submetidas a trabalhos forçados, condições subumanas e privação de alimentos. Muitos morriam de fome e doenças, enquanto outros eram mortos deliberadamente.
Depois, o governo nazista construiu campos de extermínio. Nesses locais, eles realmente matavam não só judeus, mas também ciganos, religiosos pacifistas e prisioneiros eslavos.
Holocausto
O holocausto trata-se do assassinato de judeus em escala industrial. Esse massacre, também conhecido como genocídio ou extermínio em massa, tinha como objetivo aniquilar esse povo da Europa. Segundo historiadores, o governo nazista conseguiu exterminar mais de 6 milhões de judeus.
Bombardeio nuclear
Um dos mais chocantes eventos foi a destruição das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Elas foram bombardeadas pelos Estados Unidos, que utilizou bombas atômicas nessa ofensiva. Esse ataque foi uma resposta ao Japão por terem devastado Pearl Harbor.
O ataque aconteceu depois que o Japão já havia assinado o tratado de rendição, o que tornou o acontecimento ainda mais inaceitável para as outras nações.
Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial
No início da Segunda Guerra o Brasil se mantinha em neutralidade, pois o país tinha relações e acordos econômicos com a Alemanha, mas esse fato foi rompido após pressões norte-americanas para conseguir apoio do Brasil na guerra.
A reação da Alemanha em saber que o Brasil se juntaria com os Aliados, não foi das melhores. A Alemanha enviou submarinos que afundaram navios brasileiros, causando a morte de cerca de 500 pessoas. No mesmo mês do ataque, no ano de 1944, o Brasil declarou guerra à Alemanha.
A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com Getúlio Vargas na presidência do país, teve início em 1944 enviando cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar ao lado dos aliados. Eles permaneceram em combate por sete meses, em que a FEB contabilizou três mil feridos e 450 mortos.
Contudo, a participação no Brasil teve a sua importância. Os soldados conseguiram tomar cidades importantes que estavam em comando dos alemães, como Turim, Monte Castelo, entre outras. Além disso, o Brasil ajudou os EUA na libertação da Itália, que encontrava-se em domínio da nação alemã.
O fim da Segunda Guerra Mundial
Além das sucessivas derrotas, o Eixo teve uma baixa importante. Em 1943, o general Pietro Badoglio derrubou o comandante fascista italiano que havia se aliado aos nazistas, Benito Mussolini. Portanto, em 1943 a Itália não apenas deixou o Eixo, mas se rendeu aos Aliados e se juntou a eles na batalha.
A segunda Guerra Mundial teve fim em 1945, onde os soviéticos atacaram a capital da Alemanha, e a reação do país foi tão desesperada que foram montadas, na sua resistência final, tropas compostas por idosos e crianças.
Quando finalmente as tropas soviéticas conseguiram entrar no Parlamento alemão, logo após, Hitler e Eva Braun (sua esposa), cometeram suicídio. Com isso, o comando da Alemanha foi passado para Karl Donitz, e o país rendeu-se, definitivamente, em maio de 1945.
Já o Japão se rendeu apenas em 2 de setembro de 1945, colocando definitivamente fim ao conflito.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial deixou marcas que duraram décadas. Em um primeiro momento, as nações sentiram o grande impacto da destruição de fábricas, cidades arrasadas por bombardeios, redução da produção industrial e agrícola, necessidade de reconstruir toda a infraestrutura de transporte, entre outras.
A Inglaterra, que até então ocupava um espaço central na política mundial, perdeu esse espaço para os Estados Unidos e a Rússia. No entanto, esses países não estabeleceram uma posição de liderança conjunta. Eles polarizaram o mundo em dois blocos, iniciando uma corrida armamentista conhecida como Guerra Fria.
No campo humano, ocorreram as maiores perdas. A estimativa é de que 55 milhões de pessoas morreram devido ao conflito. Para evitar outros acontecimentos como esse, em 1945 foi criada a ONU — Organização das Nações Unidas. Seu objetivo é mediar os conflitos que surgem entre os países e tomar as medidas necessárias para promover e manter a paz mundial.
ATIVIDADES
Copiar no caderno atividades do livro de História no caderno páginas 106 e 107 e responder
Nenhum comentário:
Postar um comentário