Professora - Ana Eliza- História- 9º Ano :A,B,D,E,F,G
08/07/20
A Carta Internacional dos Direitos Humanos
A Carta Internacional dos Direitos Humanos,cuja elaboração se deu no âmbito da Organização da Nações Unidas (ONU),é um dos documentos internacionais mais importante da atualidade , endossado por quase todos os países do mundo. Ela é formada pela Declaração dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e pelo Pacto Internacional dos Direitos Econômicos Sociais e Culturais.
A Carta é a base comum por meio da qual legislações nacionais e transnacionais foram e são criadas , constituindo uma referência para que pessoas do mundo inteiro possam defender seus direitos. Seu documento fundamental, a Declaração Universal dos Direitos Humanos , foi aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948. Os pactos internacionais foram aprovados décadas depois ,em dezembro de 1966, como fruto de longa discussão em torno do processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
a Declaração universal dos Direitos Humanos foi escrita pelo jurista canadense John Peters Humphrey e pelo francês René Cassin, sob a coordenação da ex-primeira dama dos Estados Unidos,Eleonor Rooselvet. Ao longo do ano de 1948, os muitos rascunhos e debates geraram um documento quase consensual ,que obteve apoio de grande parte dos países-membros da ONU.
Mas a redação da Declaração expôs as tensões e diferenças que seriam consolidadas durante a Guerra Fria .Muitas dessas diferenças se devem as distintas prioridades das dua potências emergentes da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética.Os estadunidenses focavam nos direitos políticos e civis, isto é aqueles que asseguram a cidadania , a participação política e os direitos individuais.Já os soviéticos enfatizavam os direitos sociais e econômicos ,que garantiram melhores condições de vida,centrados nos direitos coletivos e deveres do Estado.
A complementaridade desses direitos se baseava em um comum entendimento da universalidade,que norteia a moderna noção de direitos humanos. A universalidade assegura que todos os indivíduos devem ter seus direitos preservados, independentemente de religião, nacionalidade,raça,gênero,entre outros fatores.Todas as pessoas nascem portadores desses direitos, e uma das obrigações dos governantes das nações ,após os violentos conflitos da Segunda Guerra Mundial, seria a de assegurar que esses direitos fossem cumpridos, tanto em situações de paz como de guerra,em regiões ricas ou pobres, sob os mais diversos governos e culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário