quarta-feira, 22 de julho de 2020

2º anos: A/B/C/D/E/F/G/H - Sociologia - Profª: Maria José

Boa tarde! Que todos estejam muito bem!

Recuperação 1º bimestre!
Roteiro: Envio as questões para que respondam  e deixem registradas no caderno quando retornarmos as aulas presencias todas as atividades devem ser apresentadas e já estarem registradas no caderno
Critérios estabelecidos: Ler todas as informações e responder as questões
Acessem o classroom e enviem as atividades
Assistir as aulas do CMSP ( quinta - feira dia 23/07 as 17h45m)



Sociologia – Professora: Maria José
Recuperação 1º bimestre para 2º anos A/B/C/D/E/F/G/H 

Conceitos chaves: Famílias, laços de parentesco, família nuclear, relações de dominação, papeis sociais, família patriarcal, entre outros...
Pesquisar para responder as questões!

Leia com atenção e responda as questões abaixo:
1-     Explique o que significa falar em “família patriarcal” no Brasil.
2-     Relacione as transformações econômicas e sociais ocorridas no século XX com a instituição social família.
3-     De acordo com o Sociólogo Émile Durkheim, qual o papel social da família como instituição?
4-     Aponte Alguns resultados do maior reconhecimento, pela sociedade brasileira e pelo Estado, de familiares diferentes daquele composto de pai, mãe e filhos.
5-      Cynthia Sarti e outros antropólogos identificaram entre famílias pobres uma organização em rede, que acontece também nas elites. Qual é a importância desse tipo de organização?
6-     Qual são as implicações de alterações na família quanto a socialização das crianças? Qual é o papel da escola?

7-     {...} longe de ser uma estrutura natural, (a família) é uma formação recente, moderna, e de uma classe específica: a burguesia. É o que o historiador francês Philippe Aries analisa em seu livro História Social da criança e da família. Não que a família não existisse como realidade concreta na Idade Média e nas sociedades primitivas. Como já nos mostrava Marx, a constituição da família como o lugar da procriação é a condição de possibilidade para formação social. {...} Na Idade Média , por exemplo, a vida familiar era a mundana, que se contrapunha à vida religiosa.{...}(a família) não existia como unidade autônoma, ela fazia parte de um grupo maior: clã, tribo ou feudo. Com o passar dos séculos, a família, antes lugar do profano, torna-se, pouco a pouco, lugar do sagrado. {...} Essa inversão valorativa tem seu fundamento nas transformações da estrutura social.
                                             BERG, Tábata. O batalhador e sua família, In: SOUZA,Jésse. Os batalhadores brasileiros. Belo Horizonte: Ed. da UFMG,2010.p.125.

Tomando como referência o texto, podemos afirmar que:
I-                 A família tal como conhecemos não é natural, mas uma instituição social passível de mudanças.
II-               As configurações da família mudam conforme as diferentes épocas históricas.
III-             A família nuclear é uma instituição universal, e instituições não são passíveis de mudanças.
IV-             Nos dias atuais, observamos várias e diferentes formas de famílias.
Estão corretas:
a)     Apenas I e II    b) Apenas I, II e IV       c) Apenas III e IV    d) Apenas II,III e
IV                      e) Apenas IV



Boa sorte!

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