PROFESSORA - ANA ELIZA- HISTÓRIA- 6º Ano
ROMA ANTIGA ( aula centro de mídias 08/07/20)
Texto para estudo
A cidade de Roma Antiga surgiu no século VIII a.C. como um vilarejo no centro da atual Itália. Em alguns séculos,dominou os povos vizinhos e as terras do mar Mediterrâneo,tornando-se um dos maiores e mais duradouros Impérios do Ocidente. Dos romanos ,herdamos uma série de características culturais. O Direito Romano,até os dias de hoje está presente na cultura Ocidental,assim como o latim,que deu origem a língua portuguesa,francesa ,italiana e espanhola.
Fundação de Roma e suas Organizações Políticas e Sociais.
Origem de Roma: explicação mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana os gêmeos foram jogados no rio Tibre,na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos ,retornam a cidade natal de Alba Longa e ganharam terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
Origens de Roma explicação histórica : De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: Gregos,Etruscos e Itáliotas.
Em seis séculos de sua existência , a civilização romana conheceu três tipos de governo:
Monarquia ( 753 a E.C. a 509 a E.C.);
República (509 a E.C. a 27 a E.C.);
Império ( 27 a E.C. a 476 a E.C.).
Obs: a E.C. significa antes da era cristã, ou seja antes do nascimento de cristo).
Monarquia Romana 753 a E.C. a 509 a E.C.): durou 244 anos
Na Roma monárquica, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais:
os patrícios, a classe dominante, formada por nobres e proprietários de terra;
os plebeus, que eram constituídos por comerciantes, artesãos, camponeses e pequenos proprietários;
os clientes, que viviam da dependência dos patrícios e os plebeus, e eram prestadores de serviços.
Na monarquia romana, o rei de origem patrícia exercia funções executiva, judicial e religiosa. Os reis que governavam a cidade, eram escolhidos pelos senadores,chefes de famílias aristocratas.Não tinham autonomia na tomada de decisões, que dependiam,portanto, da aprovação do senado;
O senado era composto pelos patrícios,uma elite econômica formada por latifundiários;
Os patrícios eram auxiliados por alguns cidadãos romanos que lhes prestavam serviços.
Era assistido pela Assembleia Curiata, que estava formada por trinta chefes de famílias do povo. Sua função mudou ao longo dos séculos, mas eram responsáveis por elaborar leis, recursos jurídicos e ratificar a eleição do rei. Em certos períodos a Assembleia Curiata deteve mais poder que o Senado.
O Senado, composto pelos patrícios, assessorava o rei e tinha o poder de vetar as leis apresentadas pelo monarca.
A religião neste período era politeísta,adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes.Nas artes destacava-se a pintura de afrescos,murais decorativos e esculturas com influências gregas.
As lendas narram os acontecimentos dos sete reinados da época. Durante o governo dos três últimos, que eram etruscos, o poder político dos patrícios declinou.
A aproximação dos reis com a plebe descontentavam os patrícios. Em 509 a.C., o último rei Tarquínio II foi expulso da cidades e, gradativamente, o regime político de Roma mudou,transformando-se em uma república.
República Romana ( 509 a E.C. a 27 a E.C.)
Esse tipo de governo se caracteriza pela eleição de seus governantes, determinando que o poder não fique concentrado nas mãos de uma única pessoa.
O rei foi substituído por dois cônsules que deveriam se vigiar mutualmente para impedir a concentração de poderes.Pouco a pouco,outros magistrados foram instituídos e, por volta do século IV a. C.,a República Romana encontrava-se estruturada em três níveis de poder: magistratura,Senado e Assembleias.
A Magistratura cuidava das principais questões administrativas,do comando do exército, da segurança e da realização de censos.Os magistrados ( membros da Magistratura) eram o cônsul,o censor,o questor e os edis.Oposto mais alto era o do cônsul,eleito anualmente par exercer as funções de chefe de Estado.
O Senado (composto de grande proprietários ) dirigia a política interna e externa,propunha leis ás assembleias e controlava as finanças públicas. Era o centro do poder a Roma. Os senadores detinham vários privilégios e seu cargo era vitalício,ou seja,para toda a vida.O número de senadores variou de 300 mil ao longo dos séculos.
Havia várias assembleias: a Tribal(elegia alguns magistrados, a Comícius Centuriatus ( elegia os cônsules e decidia sobre a guerra e paz) e o Conselho dos Plebeus (composto de comerciantes e pequenos agricultores).
Organização Social da Antiguidade clássica Romana
Estrutura social
Era comum nas sociedades da antiguidade que a organização social fosse desigual e com pouca ou nenhuma mobilidade. A participação política era restrita, e poucos eram considerados cidadãos. A estrutura da Roma antiga era basicamente formado pelos seguintes grupos:
Patrícios: considerados descendentes dos fundadores de Roma. Eram proprietários de terra e os únicos que participavam das decisões políticas;
Clientes: eram plebeus que viviam sob a proteção física, econômica e jurídica de um patrício, ao qual deviam fidelidade, e também para quem trabalhavam;
Plebeus: homens livres que formavam a massa de trabalhadores, como: artesões, agricultores, comerciantes e pequenos proprietários. Não tinham direito à participação política;
Escravos: eram plebeus endividados ou prisioneiros de guerra. Eram considerados bens patrimoniais. Também não tinham direito político.
As conquistas da plebe
Lutas Sociais: conflitos entre plebeus e patrícios.
* Motivo: a marginalização política dos plebeus.
* Importância social: integravam o exército, pagavam impostos, garantiam a segurança de Roma, participação na economia.
* Protesto: greve e abandonaram Roma.
* Conquistas plebeias:
Tribuno da Plebe (comício da plebe -> plebiscito): vetar leis que prejudicassem os plebeus -> assembléia centuriata.
Lei das Doze Tábuas: leis escritas -> limitaram as arbitrariedades.
Lei Canuléia: casamento entre plebeus e patrícios.
Eleição dos magistrados plebeus: inclusive cônsul.
Lei Licínia-Sêxtia: proibição da escravidão por dívida (nexum): depois, a escravidão de romanos foi proibida.
A luta pela terra
A luta pela terra também esteve em evidência nas disputas entre patrícios e plebeus.Em 133 a.C., o tribuno da plebe Tibério Graco propôs alterações na legislação,limitando o tamanho das terras que uma pessoa poderia possuir e também distribuindo as terras públicas em pequenos lotes aos cidadãos pobres.Essas medidas desagradaram os grandes proprietários que tramaram o assassinato de TíIbério Graco.
Após ser eleito tribuno da plebe em 123 a.C., Caio Graco, irmão de Tibério Graco,deu continuidade á luta do irmão. No entanto, a aristocracia senatorial mobilizou suas forças contra caio Graco,que foi morto em 121 a.C.
Crise da República
Na República romana, a escravidão era a base de toda produção e o número de escravos ultrapassava os de homens livres. A violência contra os escravos causou dezenas de revoltas. Além disso,revoltas de escravos contribuíram para desestabilizar o frágil regime republicano.
Uma das principais revoltas escravos foi liderada por Espártaco entre 73 a 71 a.C. À frente das forças rebeldes, Espártaco ameaçou o poder de Roma.
Para equilibrar as forças políticas, em 60 a.C., o Senado indicou três líderes políticos ao consulado, Pompeu, Crasso e Júlio César, que formaram o primeiro Triunvirato.
Após a morte de Júlio César, foi instituído o segundo Triunvirato constituído por Marco Aurélio, Otávio Augusto e Lépido.
As disputas de poder eram frequentes. Otávio recebeu do senado o título de Prínceps (primeiro cidadão) foi a primeira fase do império disfarçado de República.
ATIVIDADES
1) Existem duas versões sobre a origem de Roma.Quais são elas?
2) Quantos anos durou a Monarquia em Roma?
3)Quais elementos da Antiga Roma permanece até hoje?
4) Quais as três formas de governo que existiram em Roma no período Clássico?
5)Elabore uma história em quadrinhos sobre a origem lendária de Roma.
6) Pesquise o significado dos termos a seguir:
a) Oligarquia.
b) Monarquia.
c) Democracia.
d) Aristocracia.
7) De acordo com a organização social em Roma durante a Monarquia.
a) Quem eram os patrícios?
b) Quem eram os plebeus?
c) Quem eram os clientes?
d) Quem eram os escravos?
8) Por que aconteceram as lutas sociais entre patrícios e plebeus?
9) Descreva como funcionava a Monarquia romana?
10) Descreva como funcionava a República romana?
Nenhum comentário:
Postar um comentário