terça-feira, 24 de março de 2020

Roteiro de estudo – Ensino a distância (EAD)
Regime de Isolamento Domiciliar

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Marinalva
Nível de ensino: Médio - Turno Manhã
Série/Turma: 1º Ano A


Vamos começar?
Para isso, vale regrinhas básicas de como estudar a distância.

Estabeleça uma rotina
A dica é seguir uma rotina similar à que você teria se fosse para a escola; acordar cedo; vestir-se adequadamente; tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades educativas enviadas pelos seus professores.

Defina um local de estudo
É importante escolher um local tranquilo e arejado, que não te distraia, visando o foco nos estudos.

Tenha equilíbrio
Pequenas pausas devem ocorrer com frequência semelhante a que teria na escola. E não esqueça da alimentação e hidratação.

É hora de começar!
Neste roteiro você terá atividades de interpretação de texto, produção textual, gramática, leitura, oralidade e literatura.



Atividade 1 - Interpretação de Texto
(Copiar no caderno o texto e os exercícios, responder conforme solicitado)

Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim

... Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.
            Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.
            Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.
            Tudo acontece no seu devido tempo.
            Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.
            Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... as borboletas virão até nós!
            Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!

Responda:

Questão 1 – A finalidade do texto é:
a) fazer refletir
b) informar
c) divulgar
d) entreter

Questão 2 – O texto é construído por meio da seguinte metáfora:
a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente [...]”
b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.
c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”
d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!”

Questão 3 – Em “[...] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) aleatoriamente
b) consequentemente
c) indubitavelmente
d) incessantemente

Questão 4 – No trecho “[...] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:
a) adversidade
b) reciprocidade
c) continuidade
d) conclusão

Questão 5 – Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:
a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase [...]”
b) “Não corra atrás das borboletas.”
c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim [...]”
d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!”

Questão 6 – Em “[...] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável [...]”, a parte nos colchetes consiste em uma:
a) especificação
b) exemplificação
c) citação
d) opinião

Questão 7 – No trecho “[...] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os pronomes grifados substituem:
_______________________________________________________________

Questão 8 – Na passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase [...]”, a vírgula indica uma:
a) inserção de um comentário avaliativo.
b) inversão na ordem dos constituintes da frase.
c) omissão de termo da oração.
d) enumeração de conselhos.


Atividade 2 - Produção textual
Produzir um texto dissertativo
Tema: Pandemia e o isolamento domiciliar

Estrutura: Seguir as normas das redações do ENEM
(Orientação: Pesquisar na internet sobre o que leva a nota zero e o que torna uma redação nota 10).
Construir seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Mínimo de 3 parágrafos e sempre na terceira pessoa.
Mínimo 15 linhas
Máximo 30 linhas
Prestar atenção na ortografia, coerência e coesão.

Orientação: Manter sua atividade no caderno para posterior avaliação.



Atividade 3 - Gramática
(Informações explicativas)
Orações Subordinadas Substantivas

Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.
As orações subordinadas substantivas começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. São classificadas conforme a função sintática que exercem na oração.

Oração subordinada substantiva subjetiva
Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.
Exemplo:
É necessário que você se apresente ao serviço amanhã.
Foi anunciado que Pedro é o vencedor do concurso.

Oração subordinada substantiva objetiva direta
Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.
Exemplo:
Quero que você seja meu marido.
Os funcionários não sabiam que era dia de despedimentos.

Oração subordinada substantiva objetiva indireta
Exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo sempre iniciada por uma preposição.
Exemplo:
O diretor da empresa necessita de que todos os colaboradores estejam presentes na reunião.
A professora insistiu muito em que os alunos tivessem aulas de recuperação.

Oração subordinada substantiva completiva nominal
Exerce a função de complemento nominal, completando o sentido de um nome pertencente à oração principal. É sempre iniciada por uma preposição.
Exemplo:
Todos temos esperança de que a humanidade pare de destruir o planeta.
Sinto necessidade de que você me deixe descansar um pouco.

Oração subordinada substantiva predicativa
Exerce a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Aparece sempre depois do verbo ser.
Exemplo:
O bom é que ela sempre foi bem comportada.
A dúvida era se seriam necessários mais ajudantes.

Oração subordinada substantiva apositiva
Exerce a função de aposto de qualquer termo da oração principal.
Exemplo:
Helena apenas desejava uma coisa: que fosse muito feliz com sua família.
Pedi um favor a meus amigos: que esperassem por mim.

Orações desenvolvidas e reduzidas
As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

As orações subordinadas substantivas acima apresentadas são orações desenvolvidas, iniciadas com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas. Possuem um verbo conjugado no modo indicativo ou subjuntivo.
Já as orações reduzidas, diferentemente das orações desenvolvidas, não são introduzidas por conjunções ou pronomes. Possuem verbos conjugados numa das formas nominais.
Exemplos de orações subordinadas substantivas reduzidas
É essencial entender a questão. (subjetiva)
O importante é ser o melhor. (predicativa)
O diretor insistiu em trabalharmos com mais afinco. (objetiva indireta)


Praticando a gramática


Questão 1


Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo:

a) É preciso que cada um assuma suas responsabilidades.

b) Confesso que sua visita me surpreendeu.

c) Ele se convenceu de que tudo foi em vão.

d) Não existe prova conclusiva de que ele seja o culpado.


Questão 2

Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações subordinadas substantivas:

a) ( ) Meu desejo é que haja paz.

b) ( ) Meu desejo é um só: que haja paz!

c) ( ) Convém que haja paz.

d) ( ) Necessito de que haja paz.

e) ( ) Eu acho que necessitamos de paz.

I. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

II. Oração Subordinada Substantiva Predicativa

III. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

IV. Oração Subordinada Substantiva Apositiva

V. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.


 Questão 3

As orações sublinhadas são, respectivamente:

Deduzo que a encomenda ainda não chegou.

É claro que vamos viajar nas férias.
a) ( ) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta; Oração Subordinada Substantiva Apositiva.

b) ( ) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva; Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.

c) ( ) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta; Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

d) ( ) Oração Subordinada Substantiva Predicativa; Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.

e) ( ) Oração Subordinada Substantiva Apositiva; Oração Subordinada Substantiva Predicativa.


Questão 4

Leia as sentenças:

É preciso que ela se encante por mim!

Chegou à conclusão de que saiu no prejuízo.

Assinale abaixo a alternativa que classifica, correta e respectivamente, as orações subordinadas substantivas (O.S.S.) destacadas:

a) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S. objetiva indireta.

b) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S. completiva nominal

c) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S. objetiva indireta.

d) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S. completiva nominal.



Questão 5

Todos os enunciados abaixo correspondem a orações subordinadas substantivas, exceto:

a) ( ) Espero sinceramente isto: que vocês não faltem mais.

b) ( ) Desejo que ela volte.

c) ( ) Gostaria de que todos me apoiassem.

d) ( ) Tenho medo de que esses assessores me traiam.

e) ( ) Os jogadores que foram convocados apresentaram-se ontem.


Atividade 4 – Leitura e oralidade

Autores: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Clarice Lispector
Escolha um deles, pesquise um fragmento do poema, escreva a biografia deste autor e o fragmento escolhido no seu caderno.

Leia em voz alta e em seguida grave um podcast e deixe armazenado.


Atividade 5 - Literatura

Pesquisar autores e suas obras, sobre:
Barroco em Portugal
Barroco no Brasil
Arcadismo

Orientação: Esta atividade estava em andamento quando entramos em isolamento, permanece a mesma. Por favor, dar continuidade.
Manter o mesmo formato explicado em sala de aula, caso não lembrem, conversamos sobre manter as regras básicas das normas da ABNT.

Bom estudo!
Cuidem-se! Sigam as regrinhas básicas de proteção e higiene divulgadas amplamente pelo poder público.

Um comentário:

  1. Olá turma, por favor entrar em contato no meu email: maricavalcanti1402@gmail.com

    ResponderExcluir