Roteiro
de estudo – Ensino a distância (EAD)
Regime
de Isolamento Domiciliar
Disciplina: Língua
Portuguesa
Professora: Marinalva
Nível de ensino: Médio - Turno
Manhã
Série/Turma: 1º Ano A
Vamos
começar?
Para isso, vale regrinhas
básicas de como estudar a distância.
Estabeleça
uma rotina
A dica é seguir uma rotina
similar à que você teria se fosse para a escola; acordar cedo; vestir-se
adequadamente; tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades
educativas enviadas pelos seus professores.
Defina
um local de estudo
É importante escolher um
local tranquilo e arejado, que não te distraia, visando o foco nos estudos.
Tenha
equilíbrio
Pequenas pausas devem ocorrer
com frequência semelhante a que teria na escola. E não esqueça da alimentação e
hidratação.
É
hora de começar!
Neste roteiro você terá
atividades de interpretação de texto, produção textual, gramática, leitura, oralidade e literatura.
Atividade
1 - Interpretação de Texto
(Copiar no caderno o texto e os exercícios, responder
conforme solicitado)
Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim
... Muitas vezes, passamos
um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que
desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.
Muitas
vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos
entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender
algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas
situações.
Se
isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não
corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.
Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.
Tudo
acontece no seu devido tempo.
Nós,
seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo
“empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se
passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se
aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não
virão.
Mas,
se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a
nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... as
borboletas virão até nós!
Dê
o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!
Responda:
Questão 1 – A
finalidade do texto é:
a)
fazer refletir
b)
informar
c)
divulgar
d)
entreter
Questão 2 – O
texto é construído por meio da seguinte metáfora:
a)
“Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente
[...]”
b)
“Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.
c)
“Tudo acontece no seu devido tempo.”
d)
“Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!”
Questão 3 – Em
“[...] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo
“empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a)
aleatoriamente
b)
consequentemente
c)
indubitavelmente
d)
incessantemente
Questão 4 – No
trecho “[...] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não
virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:
a)
adversidade
b)
reciprocidade
c)
continuidade
d)
conclusão
Questão 5 – Em
todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:
a)
“Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase
[...]”
b)
“Não corra atrás das borboletas.”
c)
“Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim [...]”
d)
“Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá...!”
Questão 6 – Em
“[...] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente
agradável [...]”, a parte nos colchetes consiste em uma:
a)
especificação
b)
exemplificação
c)
citação
d)
opinião
Questão 7 – No
trecho “[...] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas
vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os
pronomes grifados substituem:
_______________________________________________________________
Questão 8 – Na
passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte
frase [...]”, a vírgula indica uma:
a)
inserção de um comentário avaliativo.
b)
inversão na ordem dos constituintes da frase.
c)
omissão de termo da oração.
d)
enumeração de conselhos.
Atividade
2 - Produção textual
Produzir um texto
dissertativo
Tema:
Pandemia e o isolamento domiciliar
Estrutura: Seguir as normas
das redações do ENEM
(Orientação: Pesquisar na
internet sobre o que leva a nota zero e o que torna uma redação nota 10).
Construir seu texto com
introdução, desenvolvimento e conclusão.
Mínimo de 3 parágrafos e sempre
na terceira pessoa.
Mínimo 15 linhas
Máximo 30 linhas
Mínimo 15 linhas
Máximo 30 linhas
Prestar atenção na
ortografia, coerência e coesão.
Orientação: Manter sua
atividade no caderno para posterior avaliação.
Atividade
3 - Gramática
(Informações
explicativas)
Orações Subordinadas Substantivas
Orações
subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto
direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo
a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.
As
orações subordinadas substantivas começam, maioritariamente, com as conjunções
integrantes que e se. São classificadas conforme a função sintática que exercem
na oração.
Oração subordinada substantiva subjetiva
Exerce
a função de sujeito do verbo da oração principal.
Exemplo:
É
necessário que você se apresente ao serviço amanhã.
Foi
anunciado que Pedro é o vencedor do concurso.
Oração subordinada substantiva objetiva
direta
Exerce
a função de objeto direto do verbo da oração principal.
Exemplo:
Quero
que você seja meu marido.
Os
funcionários não sabiam que era dia de
despedimentos.
Oração subordinada substantiva objetiva
indireta
Exerce
a função de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo sempre iniciada
por uma preposição.
Exemplo:
O
diretor da empresa necessita de que todos os
colaboradores estejam presentes na reunião.
A
professora insistiu muito em que os alunos tivessem
aulas de recuperação.
Oração subordinada substantiva
completiva nominal
Exerce
a função de complemento nominal, completando o sentido de um nome pertencente à
oração principal. É sempre iniciada por uma preposição.
Exemplo:
Todos
temos esperança de que a humanidade pare de
destruir o planeta.
Sinto
necessidade de que você me deixe descansar um
pouco.
Oração subordinada substantiva
predicativa
Exerce
a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Aparece sempre
depois do verbo ser.
Exemplo:
O
bom é que ela sempre foi bem comportada.
A
dúvida era se seriam necessários mais ajudantes.
Oração subordinada substantiva apositiva
Exerce
a função de aposto de qualquer termo da oração principal.
Exemplo:
Helena
apenas desejava uma coisa: que fosse muito feliz
com sua família.
Pedi
um favor a meus amigos: que esperassem por mim.
Orações desenvolvidas e reduzidas
As
orações subordinadas podem ser desenvolvidas
ou reduzidas.
As orações subordinadas substantivas acima
apresentadas são orações desenvolvidas,
iniciadas com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas. Possuem um verbo
conjugado no modo indicativo ou subjuntivo.
Já
as orações reduzidas, diferentemente
das orações desenvolvidas, não são
introduzidas por conjunções ou pronomes. Possuem verbos conjugados numa das
formas nominais.
Exemplos
de orações subordinadas substantivas reduzidas
É
essencial entender a questão. (subjetiva)
O
importante é ser o melhor. (predicativa)
O
diretor insistiu em trabalharmos com mais afinco. (objetiva
indireta)
Praticando
a gramática
Questão
1
Classifique as orações subordinadas
substantivas abaixo:
a) É preciso que cada um assuma suas
responsabilidades.
b) Confesso que sua visita me
surpreendeu.
c) Ele se convenceu de que tudo foi em
vão.
d) Não existe prova conclusiva de que
ele seja o culpado.
Questão
2
Relacione as colunas de acordo com a
classificação das orações subordinadas substantivas:
a) ( ) Meu desejo é que haja paz.
b) ( ) Meu desejo é um só: que haja
paz!
c) ( ) Convém que haja paz.
d) ( ) Necessito de que haja paz.
e) ( ) Eu acho que necessitamos de
paz.
I. Oração Subordinada Substantiva
Subjetiva
II. Oração Subordinada Substantiva
Predicativa
III. Oração Subordinada Substantiva
Objetiva Direta
IV. Oração Subordinada Substantiva
Apositiva
V. Oração Subordinada Substantiva
Objetiva Indireta.
Questão
3
As orações sublinhadas são,
respectivamente:
Deduzo que a encomenda ainda não
chegou.
É claro que vamos viajar nas férias.
a) ( ) Oração Subordinada Substantiva
Objetiva Direta; Oração Subordinada Substantiva Apositiva.
b) ( ) Oração Subordinada Substantiva
Subjetiva; Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.
c) ( ) Oração Subordinada Substantiva
Objetiva Direta; Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
d) ( ) Oração Subordinada Substantiva
Predicativa; Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
e) ( ) Oração Subordinada Substantiva
Apositiva; Oração Subordinada Substantiva Predicativa.
Questão
4
Leia as
sentenças:
É preciso que ela se encante por mim!
Chegou à conclusão de que saiu no
prejuízo.
Assinale abaixo a alternativa que
classifica, correta e respectivamente, as orações subordinadas substantivas
(O.S.S.) destacadas:
a) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S.
objetiva indireta.
b) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S.
completiva nominal
c) ( ) O.S.S. subjetiva e O.S.S.
objetiva indireta.
d) ( ) O.S.S. objetiva direta e O.S.S.
completiva nominal.
Questão
5
Todos os enunciados abaixo
correspondem a orações subordinadas substantivas, exceto:
a) ( ) Espero sinceramente isto: que
vocês não faltem mais.
b) ( ) Desejo que ela volte.
c) ( ) Gostaria de que todos me
apoiassem.
d) ( ) Tenho medo de que esses
assessores me traiam.
e) ( ) Os jogadores que foram
convocados apresentaram-se ontem.
Atividade
4 – Leitura e oralidade
Autores:
Carlos
Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Clarice Lispector
Escolha um deles, pesquise
um fragmento do poema, escreva a biografia deste autor e o fragmento escolhido
no seu caderno.
Leia
em voz alta e em seguida grave um podcast e deixe armazenado.
Atividade
5 - Literatura
Pesquisar autores e suas
obras, sobre:
Barroco
em Portugal
Barroco
no Brasil
Arcadismo
Orientação: Esta atividade
estava em andamento quando entramos em isolamento, permanece a mesma. Por
favor, dar continuidade.
Manter o mesmo
formato explicado em sala de aula, caso não lembrem, conversamos sobre manter as
regras básicas das normas da ABNT.Bom estudo!
Cuidem-se! Sigam as regrinhas básicas de proteção e higiene divulgadas amplamente pelo poder público.
Olá turma, por favor entrar em contato no meu email: maricavalcanti1402@gmail.com
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