Biologia
Objetivo da Aula
O que o aluno poderá aprender
com esta aula
- Reconhecer e compreender as principais interações
entre os seres vivos.
- Perceber a importância das interações entre os
seres vivos tanto para o ambiente, como para a sobrevivência das
populações.
Conhecimentos prévios
trabalhados pela professora com o aluno
- Biodiversidade.
- Características gerais dos seres vivos.
- Cadeias e teias alimentares.
Estratégias e recursos da aula
- Análise de imagens;
- Atividades individual
- Questões descritiva
- Pesquisa;
- Trechos de filmes.
Atividade 1:
Pesquisa: Os tipos de interações ecológicas
Preencham, o seguinte
quadro:
Tipo de relação
ecológica
|
Definição
|
Harmônica
ou
Desarmônica
|
Intraespecífica
ou interespecífica
|
Protocooperação
|
|||
Mutualismo
|
|||
Comensalismo
|
|||
Predatismo
|
|||
Parasitismo
|
|||
Competição intraespecífica
|
|||
Competição interespecífica
|
|||
Comunidade
|
|||
Sociedade
|
2) Para auxiliar os alunos na
pesquisa, apresente os temas seguintes e suas respectivas fontes:
- Relações ecológicas:
relacionamento entre os seres vivos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm.
- Interações entre os seres
vivos. Disponível em:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm.
- Relações ecológicas: tipos de
relações. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm.
- Relações ecológicas. Disponível
em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-relacoes-ecologicas/relacoes-ecologicas.php.
3) Sugira aos alunos que não
copiem as definições do material disponibilizado. Incentive para a elaboração de definições.
4) Recolher o quadro preenchido
para correção.
Atividade 2:
Explorando as interações entre
os seres vivos
1) Selecionar trechos de filmes.
Sugestão de filmes: Procurando Nemo, Madagascar
3, Bee Movie: a história de uma
família
2) Preparar um roteiro sobre o
que será trabalhado. O roteiro poderá conter informações sobre os filmes,
instruções e questões para serem respondidas.
Questões descritiva.
a) Denominar as interações entre
os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.
b) Destacar possíveis cadeias e
teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.
c) Destacar possíveis
interferências humanas nas interações entre os seres vivos.
Pesquisa sobre definições de cadeia e teia
alimentar e suas etapas para ficar no caderno com imagens detalhadas.
Lembrete: Esse conteúdo a ser pesquisado terá que
ficar no caderno referente aos bimestres, seguido de atividades complementares
para a nota.
Bom estudos!!!!
Bom estudos!!!!
Olá, Boa Tarde! Tenha uma dúvida, a tabela pode ser digitada, impressa?
ResponderExcluirBoa Tarde! A senhora poderia me responder, por favor? Preciso de uma resposta!!!
ResponderExcluir