terça-feira, 24 de março de 2020

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 1°A


Biologia
Objetivo da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e compreender as principais interações entre os seres vivos.
  • Perceber a importância das interações entre os seres vivos tanto para o ambiente, como para a sobrevivência das populações.
Conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno
  • Biodiversidade.
  • Características gerais dos seres vivos.
  • Cadeias e teias alimentares.
Estratégias e recursos da aula
  • Análise de imagens;
  • Atividades individual
  • Questões descritiva
  • Pesquisa;
  • Trechos de filmes. 
Atividade 1:
Pesquisa: Os tipos de interações ecológicas
 Preencham, o seguinte quadro:
Tipo de relação ecológica
Definição 
Harmônica
ou
Desarmônica
Intraespecífica
ou interespecífica

Protocooperação



Mutualismo



Comensalismo



Predatismo



Parasitismo



Competição intraespecífica



Competição interespecífica



Comunidade



Sociedade





















2) Para auxiliar os alunos na pesquisa, apresente os temas seguintes e suas respectivas fontes:

- Relações ecológicas: relacionamento entre os seres vivos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm.


- Relações ecológicas: tipos de relações. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm


3) Sugira aos alunos que não copiem as definições do material disponibilizado. Incentive  para a elaboração de definições.

4) Recolher o quadro preenchido para correção.

Atividade 2: 

Explorando as interações entre os seres vivos
1) Selecionar trechos de filmes.
Sugestão de filmes:  Procurando Nemo, Madagascar 3, Bee Movie: a história de uma família
2) Preparar um roteiro sobre o que será trabalhado. O roteiro poderá conter informações sobre os filmes, instruções e questões para serem respondidas.

Questões descritiva.
a) Denominar as interações entre os seres vivos observadas durante os trechos dos filmes.
b) Destacar possíveis cadeias e teias alimentares observadas durantes os trechos dos filmes.
c) Destacar possíveis interferências humanas nas interações entre os seres vivos.





Pesquisa sobre definições de cadeia e teia alimentar e suas etapas para ficar no caderno com imagens detalhadas.
Lembrete: Esse conteúdo a ser pesquisado terá que ficar no caderno referente aos bimestres, seguido de atividades complementares para a nota.

Bom estudos!!!!


2 comentários:

  1. Olá, Boa Tarde! Tenha uma dúvida, a tabela pode ser digitada, impressa?

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde! A senhora poderia me responder, por favor? Preciso de uma resposta!!!

    ResponderExcluir