quarta-feira, 25 de março de 2020

revisão de conteúdo de biologia 1C, 1E e 1F


Ler o texto e responder as questões 1,2,3e4 no caderno referente ao caderno do aluno pg.40 


Obs: duvidas nos comentários


Fluxo de energia no ecossistema


O fluxo de energia nos ecossistemas trata-se de como a energia se comporta na natureza. Esse fluxo é dividido em Cadeias alimentares e Teias alimentares.

   Níveis Tróficos = posições em que a energia ocupa no ecossistema.   Diferença entre cadeia e teia alimentar: cadeia alimentar = existe apenas uma direção no ecossistema e teia alimentar = existem várias direções.
 

A energia que suporta todos os ecossistemas é a energia solar, mas nem todos os organismos conseguem capturá-la e transformá-la em alimento. Apenas os seres autótrofos conseguem reverter energia solar em alimento. Portanto, o primeiro nível trófico são desses seres e esse nível é chamado de produtor. O organismo que come o produtor é chamado de consumidor primário, quer dizer que, esse organismo não faz fotossíntese, ele é um ser heterótrofo e também é herbívoro. O indivíduo que se alimenta do consumidor primário, é consumidor secundário, que por acaso, não é herbívoro e sim, carnívoro. Dessa forma, o produtor ocupa o 1º nível trófico, o consumidor primário ocupa o 2º nível trófico, o consumidor secundário ocupa o 3º nível trófico e assim por diante.


  Depois de todos os consumidores, existe os decompositores, que reciclam a matéria orgânica. Por exemplo, eles aproveitam a matéria orgânica contida nas fezes do animal.


  Há também a possibilidade dos decompositores ocuparem o lugar do consumidor, como por exemplo: planta morta → fungo (decompositor) → formiga

Conforme a energia é sendo passada de nível pra nível, vai diminuindo. A energia se perde ao longo da cadeia alimentar, por isso, não existe cadeias alimentares muito grandes, pois, não existiria energia suficiente ou não existiria energia pro organismo sobreviver.

O fluxo de energia é unidirecional, ou seja, não se renova, mas a matéria orgânica é cíclica em constante renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário