segunda-feira, 8 de junho de 2020

Recuperação de História 7° B,C,D e E


1. “Os romanos denominavam bárbaros todos os povos que não falavam a língua latina e tinham hábitos e costumes diferentes dos seus”. Indique qual a relação existente entre o fim do Império Romano e os povos bárbaros.    
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   
2. Complete o quadro com as respectivas características:    

COLONATO

COLONO:


PROPRIETÁRIO:

3. (Unesp) As invasões germânicas no Império Romano do Ocidente levaram a Europa Ocidental à desagregação política e:
a) Ao restabelecimento da autoridade imperial.
b) À decadência demográfica.
c) À ruralização da economia.
d) Ao renascimento do comércio.
e) Ao desaparecimento das cidades.

4.Complete com Verdadeiro (V) e Falso (F), sobre a administração do Império de Carlos Magno
a) O conde fazia parte da aristocracia que administrava territórios reais. (  )
b) O título de duque era o mais elevado da nobreza. ( )
c) O marquês governava e protegia as fronteiras do Império. ( )
d) Os ducados eram governados pelos condes. ( )
e) As marcas eram controladas pelos marqueses. ( )

Leia atentamente:

Na Idade Média, o livro por excelência foi a Bíblia. Pode-se dizer que a quase totalidade do que se produziu em termos de relfexão e pensamento estava diretamente relacionado aos textos sagrados do cristianismo ou às suas interpretações. Das escolas monásticas às universidades, o essencial do sistema de ensino estava submetido ao rígido controle da Igreja, que, por sinal, manteve monopólio sobre a escrita até o século XII(…). Assim, reforçando os ensinamentos da religião, controlando as crenças e a moral das pessoas, dirigindo o sistema de ensino e o universo cultural, penetrando nas consciências através das confissões, a Igreja estendeu um poder absoluto sobre todas as formas de saber.
 MICELI, Paulo. O feudalismo. São Paulo: Atual. 1992

Agora responda:
a) Grife no texto o trecho que melhor indique como era transmitido o saber na Idade Média.

b) Qual a relação existente entre a religião e o saber na Idade Média?




c) De acordo com os seus estudos indique o significado do trívio e do quatrívio.





2 comentários: