1. “Os romanos denominavam bárbaros
todos os povos que não falavam a língua latina e tinham hábitos e costumes
diferentes dos seus”. Indique qual a relação existente entre o fim do Império
Romano e os povos bárbaros.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Complete o quadro com as respectivas
características:
COLONATO
COLONO:
PROPRIETÁRIO:
3. (Unesp) As invasões germânicas no
Império Romano do Ocidente levaram a Europa Ocidental à desagregação política
e:
a) Ao restabelecimento da autoridade imperial.
b) À decadência demográfica.
c) À ruralização da economia.
d) Ao renascimento do comércio.
e) Ao desaparecimento das cidades.
4.Complete com Verdadeiro (V) e Falso
(F), sobre a administração do Império de Carlos Magno
a) O conde fazia parte da aristocracia que administrava
territórios reais. ( )
b) O título de duque era o mais elevado da nobreza. ( )
c) O marquês governava e protegia as fronteiras do
Império. ( )
d) Os ducados eram governados pelos condes. ( )
e) As marcas eram controladas pelos marqueses. ( )
5 Leia atentamente:
Na Idade
Média, o livro por excelência foi a Bíblia. Pode-se dizer que a quase
totalidade do que se produziu em termos de relfexão e pensamento estava
diretamente relacionado aos textos sagrados do cristianismo ou às suas
interpretações. Das escolas monásticas às universidades, o essencial do sistema
de ensino estava submetido ao rígido controle da Igreja, que, por sinal,
manteve monopólio sobre a escrita até o século XII(…). Assim, reforçando os
ensinamentos da religião, controlando as crenças e a moral das pessoas,
dirigindo o sistema de ensino e o universo cultural, penetrando nas
consciências através das confissões, a Igreja estendeu um poder absoluto sobre
todas as formas de saber.
MICELI, Paulo. O feudalismo. São Paulo: Atual.
1992
Agora responda:
a) Grife no texto o trecho que melhor
indique como era transmitido o saber na Idade Média.
b) Qual a relação existente entre a
religião e o saber na Idade Média?
c) De acordo com os seus estudos indique
o significado do trívio e do quatrívio.
professora por onde tem que enviar a atividade
ResponderExcluirBoa tarde,por onde enviar a atividade
ResponderExcluir