Ler e analisar o texto: Cultura de massa
Após a leitura do texto anotar no caderno sobre o conceito de Cultura de Massa
Para quando retomarmos as aulas presenciais, estas atividades devem ser apresentadas!
Cultura de Massa
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Introdução
Cultura de Massa é
o termo empregado para significar o processo de produção de bens de
consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com
fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. Cultura de Massa,
portanto, se refere ao processo de mercantilização da cultura por parte
dos esforços de toda uma Indústria Cultural.
Esse processo se dá
a partir da inserção de produtos/ideias/conceitos industriais no âmbito da
cultura e os esforços para que estes atinjam “em massa” a população com o único
objetivo de gerar relações comerciais. A Cultura de Massa é, por isso, parte
integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Podem ser
considerados elementos da cultura de massa variadas formas de
expressão, como a música, dança, séries, filmes, moda, esportes, etc. Além
disso, os maiores difusores da cultura de massa são os chamados meios
de comunicação em massa, como a televisão, os jornais, a internet, as
revistas - entre outros - e que atuam, portanto, no processo de homogeneização
da cultura, como falaremos mais adiante.
Origens
O desenvolvimento
tecnológico presente a partir do século XIX gerou transformações profundas nos
modos de vida da população e nas formas com que produziam e consumiam bens
culturais.
O surgimento e
propagação dos meios de comunicação de massa e dos produtos industriais
provocaram rupturas em relação às formas culturais anteriores, principalmente
por conta do alastramento daquilo que era produzido neste novo contexto.
Entretanto, foi
somente após a II Guerra Mundial que os conceitos “Cultura
de Massa” e, sobretudo, “Indústria Cultural” ganharam contornos e
força dentro do meio intelectual. Na chamada Escola de Frankfurt,
os teóricos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer produziram
inúmeras reflexões sobre o advento da produção cultural para as massas.
Theodor Adorno e Max
Horkheimer, importantes intelectuais alemães da Escola de Frankfurt e teóricos
da “Indústria Cultural”.
Indústria Cultural
foi o termo escolhido pelos autores para fazer referência aos grandes
centros de produção de comunicação em massa, responsáveis pela criação,
divulgação e propagação de informações, serviços e produtos. O termo
faz menção ao fato de que, como em qualquer indústria, a produção de
bens culturais estaria a favor do consumo em massa, do lucro e, portanto, do
capitalismo.
Ainda segundo
Adorno e Horkheimer, a Indústria Cultural e a Cultura de Massa são responsáveis
pelo processo de alienação e homogeneização da população, uma vez
que seus produtos são pré-definidos, homogêneos e carentes de profundidade
política ou reflexão social. Para estes intelectuais, esses produtos servem
como empecilho para o questionamento de sistemas vigentes por parte da
população.
Já outro teórico
alemão ligado à Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, considerava que, apesar
das problemáticas relacionadas aos conteúdos e homogeneização, a
cultura de massa proporcionava um acesso mais amplo de classes menos
privilegiadas aos bens culturais.
Características
da Cultura de Massa
Algumas
características da Cultura de Massa são:
·
a ampliação do acesso da população aos bens culturais;
·
a homogeneização da população, uma vez que são propagados
modelos planos e homogêneos de cultura que reproduzem formas de ser, vestir,
gostar e estar no mundo que não levam em consideração as individualidades e
especificidades identitárias das pessoas. Ou seja, os consumidores são
encarados como um corpo homogêneo, a “massa”;
·
os produtos consumidos têm amplo alcance graças às
tecnologias de informação e de transporte disponíveis;
·
as vendas e o consumo são seus objetivos fundamentais; e são
realizados em larga escala, conforme os padrões do mercado financeiro e
industrial;
·
as mídias (ou meios de comunicação em geral) são parte
fundamental, uma vez que são responsáveis pelo processo de divulgação;
·
a alienação dos indivíduos, uma vez que a partir da
atratividade dos elementos estéticos dos produtos e das sensações de prazer,
diversão e lazer é proporcionada certa “fuga da realidade” que, segundo Adorno
e Horkheimer, é responsável pela alienação e pacificação das pessoas em
relação à exploração capitalista a que são submetidas.
Referências:
ADORNO, Theodor W.;
HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
DUARTE, Rodrigo. Adorno/ Horkheimer & a dialética do esclarecimento.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
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