quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aula centro de mídias 10/06/20  Professora Ana Eliza- História Sexto Ano ( A,B,C,D,E,F)
Os tipos de registros na sociedades antigas

Os tipos de registros na sociedades antigas

Resumo da aula

Origem da escrita
Escrita Cuneiforme
Escrita Hieroglífica
Escrita hieroglífica Asteca
Povos nativos do Brasil
Escribas
Tradição oral africana Griô ou Griot
Pedra de Roseta.

Antes de realizar as atividades é necessário assistir a vídeo aula .

1- Leia o texto a seguir.

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia. No entanto, novas
descobertas arqueológicas indicaram seu desenvolvimento, ao mesmo tempo, em diferentes lugares
do mundo, tais como: na Suméria, no Egito, ou na China.
A escrita cuneiforme é uma das mais antigas de que temos registro. Criada pelos Sumérios, era
produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e tinham como objetivo o registro da
contabilidade, a administração dos bens e das propriedades, e a realização de cálculos das transações
comerciais.
Os Egípcios criaram um sistema chamado de escrita hieroglífica, que tinha por característica utilizar
elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, animais, plantas, pessoas e partes do corpo.
Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e símbolos, utilizados em
calendários sagrados, para registrar cenas do cotidiano e os conhecimentos diversos. Não havia regras
ou glifos cada escriba desenvolvia suas próprias expressões das ideias que ele transmitia.
Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, os escribas eram responsáveis pelos
registros. Na atualidade no Brasil, as leis garantem a democratização do ensino que permite o
aprendizado a todos, independente da condição social dos sujeitos.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

1- Um pictograma é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia
é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.
2- Glifo designava qualquer signo entalhado ou pintado, a exemplo podemos citar a escrita maia e os hieróglifos
egípcios.


A seguir, você encontrará a um vídeo com Griô ou
Griot. Griot Toumani Kouyaté que canta uma história.

Passo a Passo:
1o
. Estudante não realize nenhuma anotação durante a contação de história,
 apenas preste atenção.
2o
. Agora conte novamente a mesma história para algum familiar ou amigo que não tenha
a ouvido.

Após a atividade prática, responda em seu caderno:

a) Como se sentiu realizando esta experiência de transmissão da memória através da oralidade? Explique.
b) Você acredita que se tivesse realizado anotações durante a contação da história seria
possível lembrar de todos os detalhes? Quais foram as suas dificuldades para realizar a
atividade?  Explique.

Pedra de Roseta

A pedra data de 196 a.C o Egito era controlado pelos gregos (o chamado período ptolomaico). Contém o mesmo texto em três grafias ( hieroglifos, grego antigo, e demótico). Isso permitiu a decodificação dos antigos símbolos  egípcios,que foram usados por mais de 3 mil anos.


Leia o texto para realizar a atividade proposta:

A herança cultural indígena brasileira

Na gênese do povo brasileiro, há de se destacar a influência da cultura e costumes herdados dos povos
indígenas pré-colombianos, tais como: língua, folclore, costumes, culinária, entre outros.
Ao se analisar os processos históricos, observa-se a relevância dos códigos escritos para a preservação
da memória; no entanto, os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada
dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção
da tradição oral.
Nesta perspectiva, os relatos orais contados de geração em geração pelos indígenas brasileiros,
também se constituiram em objeto de estudo, e nesse sentido, sabemos mais sobre os principais
povos da atualidade: Guarani, Ticuna, Caingangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi,
Xavante e Potiguara.
Ao aprofundar nossos saberes, constatamos que nem sempre os códigos de linguagens possuíam
símbolos definidos, e para manter a memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias
a fim de relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade.

Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

Você sabia?
Cultura material é nome dado aos elementos materiais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo, sendo, portanto, composta pelos elementos concretos,
como é o caso de obras de arte, ferramentas, objetos, adornos e construções.

Responda no seu caderno

Como um povo pode transmitir sua memória por meio da cultura material?


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