(Conscientização para o setembro amarelo)
Há problema na vergonha, e no medo?
Já diria a canção dos Arrais: "Somente uma fé que se abalou, inabalável é".
Não temos orgulho destes dias, mas não os negamos, pois todos eles nos pertencem. O ser humano deve entender, que ele nunca foi feito apenas de matéria; corpóreo, ou algo físico e visível. O externo é o óbvio, porém apenas vestígio do outro componente do ser.
Não é preciso ir longe para mostrar isto. Não é meu intuito trazer uma dicotomia platônica, não. Entretanto, quero expor que você e eu sentimos, temos sensações, sentimentos; e elas não são subjetivas.
Podemos ter confusões ao classificar nossas emoções; chamando de amor, coisas, objetos, amigos, namorados, cachorros, etc. (Os gregos possuem no mínimo três termos para diferir tipos de amores, por exemplo)
Este componente, interno, é no mínimo complexo, mesmo ignorado, inevitável.
E qual o sentido disso tudo?
1. Somos confusos em entender e expressar o que se passa dentro de nós.
2. Estar bem, devia ter mais ligação com nosso estado interior do que exterior.
3. Há camadas de vergonha e medo.
Vamos explorar o item 3; pois o mal do século se conecta a ele, e não é uma resumida síndrome de vitimização, em contrapartida, é um caso clínico emergente. Nossa sugestão é sempre a promoção de diálogos; e não o apoio de discursos coaching em autoafirmação, já que o dia mal não tarda em vir; e nele somos frágeis, carentes e chorões, independente do motivo. Digo: Se valente, devido a exposição da fraqueza, e não por um ato heroico já cometido; pois já amarelamos!
"Enquanto você estiver em seu corpo mortal, experimentará fraquezas e um coração aflito". (Tomás de Kempis)
Necessário é saber, sofrer, para logo viver. Isto é vida, um mix, de tristezas e alegrias; porém ainda vida. Nosso maior bem!
A angústia conceituada pelo filósofo Kierkegaard é oriundo do existencialismo; já a sua total negação é território já perdido, porém, ainda obscurecido.
Na mesma canção dos Arrais:
"Irei sim carregar as cicatrizes que irão provar, que estive em batalhas, que ninguém me viu travar aqui."
Numa perspectiva o sol é amarelo, o girassol também. Para ficarmos tensos, o realismo dos Simpsons e os Emojis não ficam aquém.
Por: Jefferson de Melo.
Texto para toda a comunidade escolar.
Retirado de: https://jeffmelos.blogspot.com/2020/09/tex-20-ja-amarelamos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário