ROTEIRO DE ATIVIDADES: AULAS REMOTAS
NOME DA ESCOLA |
EE DEPUTADO JOSÉ
ESTORÓPOLI |
NOME DO(A) PROFESSOR(A): |
MARINALVA PEREIRA
CAVALCANTI |
COMPONENTE CURRICULAR: |
LÍNGUA PORTUGUESA |
TURMA E/OU ANO/SÉRIE: |
1º ANO A - EM |
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: |
5 |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: |
14/09 a
18/09/2020 |
CANAL DAS ORIENTAÇÕES, ESCLARECIMENTOS E ENVIO DA DEVOLUTIVA DAS RESPOSTAS: |
CLASSROOM, MEET,
WHASTSAPP E EMAIL |
DIA DA SEMANA E HORÁRIO DO PLANTÃO DE DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS: |
Das 14h00 às 14h45 cada aula |
PARA O ALUNO: |
IDENTIFIQUE SUA
ATIVIDADE COM NOME DA ESCOLA, NOME COMPLETO, SÉRIE E SE POSSÍVEL O NÚMERO. |
PARA O ALUNO: |
CASO A ATIVIDADE NÃO SEJA ANEXADA NO
CLASSROOM, DEVERÁ SER ENCAMINHADA NO EMAIL marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADE PROPOSTA
Objetivo: Trabalhar a
apostila de aprofundamento e recuperação, visando fortalecer e agregar mais conhecimento
à aprendizagem do aluno.
O que vamos aprender
nesta apostila?
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 01
AULA 1 – Ler em todos os sentidos
Aqui sua habilidade desenvolvida será estudante-leitor.
Espero que você adquira o hábito de ler cada vez mais.
Caro aluno, saiba que um texto literário é uma obra de arte, que possibilita novas formas de perceber o mundo à nossa volta, com múltiplas características.
Nesta primeira aula você vai
praticar a leitura e a interpretação de texto, absorva bastante o conteúdo, bem
como o alinhamento cultural que o texto carrega consigo.
Reflita: Quais as diferenças
existentes na leitura de um texto como esse e de uma notícia de jornal?
Atividade
complementar para entregar
Leia em voz alta e grave um áudio do texto RAP DA LÍNGUA PORTUGUESA, anexa em nosso classroom, ou envie pelo meu e-mail: marinalvapereira@prof.sp.gov.br
AULA
2 – A palavra poética
Nesta aula você sentirá sua
sensibilidade diante de um texto poético, aflorando sua percepção dos efeitos
de sentido produzidos pela linguagem poética.
Vamos
lá?
Na sua apostila, você
encontrará o poema de Manuel Bandeira, leia atentamente e reflita sobre ele.
Nome
do texto poético: O bicho
Questione em sua mente.
???
1.
Quais suas expectativas ao ler o início do
texto?
2.
De que forma isso ocorre?
3.
Qual sua expectativa no final do texto?
4.
Qual a sua sensação ao descobrir o real
sentido da palavra bicho no poema?
5.
Leia
novamente. Trazendo na sua mente o real sentido.
Agora responda passo a passo
o que se pede no exercício de interpretação de texto que segue após o poema que
você leu.
Aprofundamentos
sobre o poema
Pesquise e leia sobre o contexto social, histórico
e econômico da época em que o poema O Bicho foi escrito.
Poste sua pesquisa no nosso classroom, ou envie no meu email: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br
Na sequência responda as
atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.
AULA
3 – Entre a poesia e a música
Caro aluno, aqui nesta aula
vamos explorar seu potencial no que se refere, ao reconhecimento de recursos
expressivos utilizados em composições poéticas.
Vamos
lá?
Começando com a leitura das estrofes da canção do Chico
Buarque
Nome
da canção: Construção
Agora na sequência, acesse
através dos seus recursos digitais a música e ouça.
Reflita na letra, ritmo, melodia e harmonia.
Pesquise e poste em nosso
ClassRoom, o significado de cada palavra em negrito, que eu coloquei aí acima.
Certo?
Agora poste essa pesquisa também no ClassRoom, ou envie no meu
e-mail: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br
Perfeito!
Vamos na sequência!
Abrindo
a mente aos questionamentos...
????
1.
Em algum momento você pensou como se compõe uma
música?
2.
Não? Então pense agora.
3.
Os elementos que você pesquisou acima são
importantes em uma composição?
4.
É possível trabalhar com eles separados?
5.
Devem estar todos juntos ao finalizar uma
composição?
6.
Construa em sua mente a sensação que a música
traz para você.
7.
Pense nos ritmos que mais gosta.
Caso queira compartilhar
mais experiências, grave um áudio com as suas preferências, grave uma música do
seu estilo musical preferido e poste para nós na nossa sala de aula ClassRoom ou
envie par ao meu e-mail: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br
Na sequência responda as
atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.
AULA
4 – Lendo o que já cantamos
Aqui nesta aula querido aluno (a), você vai relembrar de
uma de nossas aulas desse ano com certeza. Lembra de figuras de linguagem?
Tenho certeza que sim. Então vamos lá.
Preste atenção nesta música, relembrando nossa aula que
citei acima.
Nome
da música: Admirável gado novo
Curiosidade:
Você sabia que essa música foi trilha sonora e tema de
novela?
Reflita:
1. Qual
novela?
2. Em
que ano?
3. Qual
o nome do personagem que a música foi tema?
Você percebeu o quanto é interessante refletir sobre uma
música?
Interessante né!
Agora vamos pensar na gramática um pouco, relembre nossa
aula de figuras de linguagem e responda as questões solicitadas.
Relembrando...
O que é metáfora?
Exemplos:
Meu pai é uma fera.
Minha vida é um livro aberto.
Lembrou?
Agora responda as questões solicitadas na apostila e na
sequência tome posse da pesquisa que fez sobre o poema O Bicho de Manuel
Bandeira, na aula 2.
Verifique se em sua pesquisa há efeitos de sentido.
Comente aqui nesta aula.
Havendo dúvidas estou à
disposição.
Aqui você verá recursos expressivos em um conjunto de
atividades sobre figuras de linguagem.
Nesta aula em questão você responderá exercícios de
metomínia.
Relembrando ...
Exemplo:
Comi um prato de macarronada?
Pense?
Você come o prato? Não né kkkk ... então ... esse recurso
de linguagem é a nossa amiga metomínia.
A figura de linguagem que consiste na utilização de uma
palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.
Faça uma pesquisa nos mecanismos de busca digitais, acerca de relembrar as figuras de linguagem, dê exemplos. Poste a pesquisa no ClassRoom.
Na sequência responda as
atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.
Nas próximas aulas
continuaremos com esta apostila aprender sempre.
Da mesma forma, ou seja,
neste passo a passo, aula por aula e juntos sempre.
Conte comigo!
Estou aqui para ajudá-los nesta empreitada!
Forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário