segunda-feira, 14 de setembro de 2020

1 ANO A - EM - PROFESSORA MARINALVA - ROTEIRO DE AULAS REMOTAS - PASSO A PASSO COM A APOSTILA APRENDER SEMPRE APROFUNDAMENTO E RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE ATIVIDADES: AULAS REMOTAS

 

 

 

NOME DA ESCOLA

EE DEPUTADO JOSÉ ESTORÓPOLI

 

NOME DO(A) PROFESSOR(A):

 

 

MARINALVA PEREIRA CAVALCANTI

 

COMPONENTE CURRICULAR:

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

TURMA E/OU ANO/SÉRIE:

 

 

1º ANO A - EM

 

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:

 

 

5

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

 

 

14/09 a 18/09/2020

 

CANAL DAS ORIENTAÇÕES, ESCLARECIMENTOS E ENVIO DA DEVOLUTIVA DAS RESPOSTAS:

 

CLASSROOM, MEET, WHASTSAPP E EMAIL

 

DIA DA SEMANA E HORÁRIO DO PLANTÃO DE DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS:

 

 SEGUNDA, TERÇA E QUINTA

Das 14h00 às 14h45 cada aula

PARA O ALUNO:

IDENTIFIQUE SUA ATIVIDADE COM NOME DA ESCOLA, NOME COMPLETO, SÉRIE E SE POSSÍVEL O NÚMERO.

PARA O ALUNO:

CASO A ATIVIDADE NÃO SEJA ANEXADA NO CLASSROOM, DEVERÁ SER ENCAMINHADA NO EMAIL marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

 


ATIVIDADE PROPOSTA


Objetivo: Trabalhar a apostila de aprofundamento e recuperação, visando fortalecer e agregar mais conhecimento à aprendizagem do aluno.

 

O que vamos aprender nesta apostila?

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 01

 

AULA 1 – Ler em todos os sentidos

Aqui sua habilidade desenvolvida será estudante-leitor.

Espero que você adquira o hábito de ler cada vez mais.


Caro aluno, saiba que um texto literário é uma obra de arte, que possibilita novas formas de perceber o mundo à nossa volta, com múltiplas características.

Nesta primeira aula você vai praticar a leitura e a interpretação de texto, absorva bastante o conteúdo, bem como o alinhamento cultural que o texto carrega consigo.

Reflita: Quais as diferenças existentes na leitura de um texto como esse e de uma notícia de jornal?

 

Atividade complementar para entregar

Leia em voz alta e grave um áudio do texto RAP DA LÍNGUA PORTUGUESA, anexa em nosso classroom, ou envie pelo meu e-mail: marinalvapereira@prof.sp.gov.br

 

AULA 2 – A palavra poética

Nesta aula você sentirá sua sensibilidade diante de um texto poético, aflorando sua percepção dos efeitos de sentido produzidos pela linguagem poética.

 

Vamos lá?

 

Na sua apostila, você encontrará o poema de Manuel Bandeira, leia atentamente e reflita sobre ele.

Nome do texto poético: O bicho

 

 Abrindo a mente aos questionamentos...

Questione em sua mente.

???

1.    Quais suas expectativas ao ler o início do texto?

2.    De que forma isso ocorre?

3.    Qual sua expectativa no final do texto?

4.    Qual a sua sensação ao descobrir o real sentido da palavra bicho no poema?

5.    Leia novamente. Trazendo na sua mente o real sentido.

 

Agora responda passo a passo o que se pede no exercício de interpretação de texto que segue após o poema que você leu.

 

Aprofundamentos sobre o poema

Pesquise e leia sobre o contexto social, histórico e econômico da época em que o poema O Bicho foi escrito.

Poste sua pesquisa no nosso classroom, ou envie no meu email: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

 

Na sequência responda as atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.

 

 

AULA 3 – Entre a poesia e a música

 

Caro aluno, aqui nesta aula vamos explorar seu potencial no que se refere, ao reconhecimento de recursos expressivos utilizados em composições poéticas.

 

Vamos lá?

 

Começando com a leitura das estrofes da canção do Chico Buarque

 

Nome da canção: Construção

 

Agora na sequência, acesse através dos seus recursos digitais a música e ouça.

Reflita na letra, ritmo, melodia e harmonia.

 

Pesquise e poste em nosso ClassRoom, o significado de cada palavra em negrito, que eu coloquei aí acima.

Certo?

Agora poste essa pesquisa também no ClassRoom, ou envie no meu 

e-mail: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

Perfeito!

 

Vamos na sequência!

 

Abrindo a mente aos questionamentos...

????

1.    Em algum momento você pensou como se compõe uma música?

2.    Não? Então pense agora.

3.    Os elementos que você pesquisou acima são importantes em uma composição?

4.    É possível trabalhar com eles separados?

5.    Devem estar todos juntos ao finalizar uma composição?

6.    Construa em sua mente a sensação que a música traz para você.

7.    Pense nos ritmos que mais gosta.

 

Caso queira compartilhar mais experiências, grave um áudio com as suas preferências, grave uma música do seu estilo musical preferido e poste para nós na nossa sala de aula ClassRoom ou envie par ao meu e-mail: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

 

Na sequência responda as atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.

 

AULA 4 – Lendo o que já cantamos

 

Aqui nesta aula querido aluno (a), você vai relembrar de uma de nossas aulas desse ano com certeza. Lembra de figuras de linguagem? Tenho certeza que sim. Então vamos lá.

Preste atenção nesta música, relembrando nossa aula que citei acima.

 

Nome da música: Admirável gado novo

Curiosidade:

Você sabia que essa música foi trilha sonora e tema de novela?

Reflita:

1.    Qual novela?

2.    Em que ano?

3.    Qual o nome do personagem que a música foi tema?

 

Você percebeu o quanto é interessante refletir sobre uma música?

Interessante né!

 

Agora vamos pensar na gramática um pouco, relembre nossa aula de figuras de linguagem e responda as questões solicitadas.

 

Relembrando...

O que é metáfora?

 

Exemplos:

Meu pai é uma fera.

Minha vida é um livro aberto.

 





Lembrou?

 

Agora responda as questões solicitadas na apostila e na sequência tome posse da pesquisa que fez sobre o poema O Bicho de Manuel Bandeira, na aula 2.

Verifique se em sua pesquisa há efeitos de sentido. Comente aqui nesta aula.

Havendo dúvidas estou à disposição.

 

  AULA 5 – Parte pelo todo

Aqui você verá recursos expressivos em um conjunto de atividades sobre figuras de linguagem.

Nesta aula em questão você responderá exercícios de metomínia.

 

Relembrando ...

Exemplo:

Comi um prato de macarronada?

Pense?

Você come o prato? Não né kkkk ... então ... esse recurso de linguagem é a nossa amiga metomínia.

A figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.



Faça uma pesquisa nos mecanismos de busca digitais, acerca de relembrar as figuras de linguagem, dê exemplos. Poste a pesquisa no ClassRoom.

 

Na sequência responda as atividades solicitadas na apostila, havendo dúvidas estou à disposição.

Nas próximas aulas continuaremos com esta apostila aprender sempre.

Da mesma forma, ou seja, neste passo a passo, aula por aula e juntos sempre.


Conte comigo!

Estou aqui para ajudá-los nesta empreitada!

Whatsapp: 98964-5464

E-mail: marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

ClassRoom: Poste suas atividades e deixe seus comentários.


Não deixe tudo para a última hora, vamos no passo a passo com a Prô!


Forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário