quarta-feira, 7 de outubro de 2020

1ºA - PROFESSORA MARINALVA - AULA LP 08 - 3º BIMESTRE - APOSTILA APRENDER SEMPRE - APROF. E RECUPERAÇÃO - CONTINUAÇÃO

 ROTEIRO DE ATIVIDADES: AULAS REMOTAS

 

  

NOME DA ESCOLA

EE DEPUTADO JOSÉ STORÓPOLI

 

NOME DO(A) PROFESSOR(A):

 

 

MARINALVA PEREIRA CAVALCANTI

 

COMPONENTE CURRICULAR:

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

 

TURMA E/OU ANO/SÉRIE:

 

 

1º ANO EM

 

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:

 

 

5

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

 

 

05/10 a 09/10/2020

 

CANAL DAS ORIENTAÇÕES, ESCLARECIMENTOS E ENVIO DA DEVOLUTIVA DAS RESPOSTAS:

 

 

CLASSROOM, MEET, WHASTSAPP E EMAIL

 

DIA DA SEMANA E HORÁRIO DO PLANTÃO DE DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS:

 

 

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA

09h às 12h

PARA O ALUNO:

IDENTIFIQUE SUA ATIVIDADE COM NOME DA ESCOLA, NOME COMPLETO, SÉRIE E SE POSSÍVEL O NÚMERO.

PARA O ALUNO:

CASO A ATIVIDADE NÃO SEJA ANEXADA NO CLASSROOM, DEVERÁ SER ENCAMINHADA NO EMAIL marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

APOSTILA APRENDER SEMPRE – APROFUNDAMENTO E RECUPERAÇÃO


AULA LP 08 - 3º BIMESTRE - APOSTILA APRENDER SEMPRE - APROF. E RECUPERAÇÃO - CONTINUAÇÃO AULA BASEADA NO CENTRO DE MÍDIAS

Aprendendo com o Centro de Mídias INTERTEXTUALIDADE nas seguintes informações.

1.    Conversa entre versos

2.    Interpretar textos e sua composição

3.    Produzir paródias e paráfrase

4.    Encontrar nos textos e poemas a gramática

5.    Leitura de fragmentos literários

 

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Link da aula no CMSP: https://youtu.be/GlStUybqNmM

 

AULA 7 - QUE SOM É ESTE?

OBJETIVO DA AULA: Reconhecer nos poemas os efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros expressivos (estrofação, rimas, aliterações etc).

 

EXERCÍCIOS

1.    Leia o soneto de Camões10

 

Amor é um fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói, e não se sente;

é um contentamento descontente,

é dor que desatina sem doer.

 

É um não querer mais que bem querer;

é um andar solitário entre a gente;

é nunca contentar se de contente;

é um cuidar que ganha em se perder.

 

É querer estar preso por vontade;

é servir a quem vence, o vencedor;

é ter com quem nos mata, lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor

nos corações humanos amizade,

se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

 

RESPONDA

 

2.    Que relação pode ser estabelecida entre a estrutura do poema e a sonoridade produzida durante a leitura dos versos e das estrofes?

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3.    De que recurso o autor se valeu para desenvolver o tema desse poema?

 

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4.    Observe a construção do poema de Camões. O poema é construído com ideias opostas, por exemplo: ferida que dói e não se sente. Que outras ideias opostas aparecem nos versos? Que efeito de sentido elas produzem no poema? Cite pelo menos 3 casos.

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5.    Observe a sua resposta ao exercício anterior. Pode-se concluir que o poema de Camões é constituído a partir de antíteses. Com suas palavras, construa um significado sobre o que é antítese.

 

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AULA 08 - AÇÚCAR AMARGO

OBJETIVO DA AULA: Interpretação textual a partir da leitura de um poema.

 

1.    Leia um fragmento do poema de Ferreira Gullar11:

 

AÇÚCAR

O branco açúcar

que adoçará meu café

Nesta manhã de Ipanema

Não foi produzido por mim

Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

[...]

Em lugares distantes,

Onde não há hospital,

Nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome

Aos 27 anos

Plantaram e colheram a cana

Que viraria açúcar.

Em usinas escuras, homens de vida amarga

E dura

Produziram este açúcar

Branco e puro

Com que adoço meu café esta manhã

Em Ipanema.

 

RESPONDA

 

(ENEM 2010 – Segunda Aplicação) A Literatura Brasileira desempenha papel importante ao suscitar reflexão sobre desigualdades sociais. No fragmento, Essa reflexão ocorre porque o eu-lírico:

 

a) Descreve as propriedades do açúcar.

b) Se revela mero consumidor de açúcar.

c) Destaca o modo de produção do açúcar.

d) Exalta o trabalho dos cortadores de cana.

e) Explicita a exploração dos trabalhadores.

02 Releia o poema da atividade anterior.

 

2.    A oposição entre o branco do açúcar e as condições de trabalho dos trabalhadores nos canaviais constitui a figura de linguagem:

a) Personificação.

b) Metáfora.

c) Antítese.

d) Metonímia.

e) Ironia.

 

3.     Assinale a alternativa correta:

O branco e o doce do açúcar se opõem, no poema, a:

 

a) Trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.

b) Beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca.

c) Trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.

d) Beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale.

e) Trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.

 

 

Boa aula!

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