ROTEIRO DE ATIVIDADES: AULAS REMOTAS
NOME DA ESCOLA |
EE DEPUTADO JOSÉ
STORÓPOLI |
NOME DO(A) PROFESSOR(A): |
MARINALVA PEREIRA
CAVALCANTI |
COMPONENTE CURRICULAR: |
LÍNGUA PORTUGUESA
E LITERATURA |
TURMA E/OU ANO/SÉRIE: |
1º ANO EM |
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: |
5 |
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: |
05/10 a
09/10/2020 |
CANAL DAS ORIENTAÇÕES, ESCLARECIMENTOS E
ENVIO DA DEVOLUTIVA DAS RESPOSTAS: |
CLASSROOM, MEET,
WHASTSAPP E EMAIL |
DIA DA SEMANA E HORÁRIO DO PLANTÃO DE
DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS: |
SEGUNDA, TERÇA E
QUINTA 09h às 12h |
PARA O ALUNO: |
IDENTIFIQUE SUA
ATIVIDADE COM NOME DA ESCOLA, NOME COMPLETO, SÉRIE E SE POSSÍVEL O NÚMERO. |
PARA O ALUNO: |
CASO A ATIVIDADE NÃO SEJA ANEXADA NO
CLASSROOM, DEVERÁ SER ENCAMINHADA NO EMAIL marinalvapereira@prof.educacao.sp.gov.br |
APOSTILA APRENDER SEMPRE – APROFUNDAMENTO E RECUPERAÇÃO
AULA LP 08 - 3º BIMESTRE - APOSTILA APRENDER SEMPRE - APROF. E RECUPERAÇÃO - CONTINUAÇÃO AULA
BASEADA NO CENTRO DE MÍDIAS
Aprendendo com o Centro de Mídias INTERTEXTUALIDADE nas seguintes informações.
1. Conversa
entre versos
2. Interpretar
textos e sua composição
3. Produzir
paródias e paráfrase
4. Encontrar
nos textos e poemas a gramática
5. Leitura
de fragmentos literários
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Link
da aula no CMSP: https://youtu.be/GlStUybqNmM
AULA
7 - QUE SOM É ESTE?
OBJETIVO
DA AULA: Reconhecer nos poemas os efeitos produzidos pelo uso de
recursos sonoros expressivos (estrofação, rimas, aliterações etc).
EXERCÍCIOS
1.
Leia
o soneto de Camões10
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
RESPONDA
2.
Que relação pode ser estabelecida entre
a estrutura do poema e a sonoridade produzida durante a leitura
dos versos e das estrofes?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
De que recurso o autor se valeu para desenvolver o tema desse poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Observe a construção do poema de Camões.
O poema é construído com ideias opostas, por exemplo: ferida que dói e não se
sente. Que outras ideias opostas
aparecem nos versos? Que efeito de
sentido elas produzem no poema? Cite pelo menos 3 casos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Observe a sua resposta ao exercício
anterior. Pode-se concluir que o poema de Camões é constituído a partir de
antíteses. Com suas palavras, construa um significado sobre o que é antítese.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AULA
08 - AÇÚCAR AMARGO
OBJETIVO
DA AULA: Interpretação textual a partir da leitura de um poema.
1.
Leia
um fragmento do poema de Ferreira Gullar11:
AÇÚCAR
O branco açúcar
que adoçará meu café
Nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
[...]
Em lugares distantes,
Onde não há hospital,
Nem escola, homens que não sabem ler e
morrem de fome
Aos 27 anos
Plantaram e colheram a cana
Que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida
amarga
E dura
Produziram este açúcar
Branco e puro
Com que adoço meu café esta manhã
Em Ipanema.
RESPONDA
(ENEM 2010 – Segunda Aplicação) A Literatura Brasileira desempenha
papel importante ao suscitar reflexão sobre desigualdades sociais. No
fragmento, Essa reflexão ocorre porque o eu-lírico:
a) Descreve as propriedades do açúcar.
b) Se revela mero consumidor de açúcar.
c) Destaca o modo de produção do açúcar.
d) Exalta o trabalho dos cortadores de cana.
e) Explicita a exploração dos trabalhadores.
02 Releia o poema da atividade anterior.
2.
A oposição
entre o branco do açúcar e as condições de trabalho dos trabalhadores nos
canaviais constitui a figura de
linguagem:
a) Personificação.
b) Metáfora.
c) Antítese.
d) Metonímia.
e) Ironia.
3.
Assinale a alternativa correta:
O branco e o doce do açúcar se opõem, no poema, a:
a) Trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.
b) Beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve
na boca.
c) Trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se
produz o açúcar.
d) Beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do
vale.
e) Trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.
Boa
aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário